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Hotelaria

Equipes de hotéis cariocas recebem treinamento de registro de ocorrências criminais

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Primeira edição do Fórum de Segurança do HotéisRIO 2023 (Divulgação)

Durante a primeira edição do Fórum de Segurança do HotéisRIO 2023 realizada nesta quarta-feira (19), no Windsor Leme Hotel, equipes de hotéis cariocas foram capacitados para uso do sistema Ro-Online (ex-DEDIC) de registro de ocorrências, da Polícia Civil.

O objetivo do treinamento é preparar supervisores e coordenadores de segurança, gerentes de recepção e concierges para utilização do sistema e facilitar o registro e a comunicação de ocorrências, que podem ser feitos do lobby do próprio hotel.

O coordenador do Fórum de Segurança do HotéisRIO, Ricardo Barreiro, ressaltou a importância da coordenação de esforços de diversos órgãos, como polícias civil e militar, ministério e defensoria públicos, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, entre outros. “Não adianta achar que apenas as forças policiais resolverão o problema de segurança. A mensagem é de união e integração”.

Para o subsecretário de Estado de Turismo Nilo Sérgio Félix, é importante que a sociedade considere uma reformulação da legislação criminal para que as penas sejam mais rigorosas. “A insegurança não é aceitável em lugar algum, ainda mais em uma cidade como a nossa, a mais visitada a lazer no Brasil, com 2 milhões de turistas por ano”.

O subcomandante do BPTur (Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas), major Nelson Rique, apresentou a estrutura da unidade e sua atuação. “O turismo é uma atividade econômica muito importante em 54 dos municípios do Estado do Rio de Janeiro. O programa de Conscientização em Segurança Pública para Hotéis, que nós desenvolvemos, é muito útil para aumentar a capacidade dos empreendimentos hoteleiros de auxiliarem o trabalho das forças de segurança. Também disponibilizamos um grupo de Whatsapp, do qual os integrantes da equipe fazem parte, e que facilita o contato das equipes dos hotéis conosco”.

De acordo com a delegada titular da DEAT (Delegacia Especial de Apoio ao Turismo), Patricia Alemany, a ideia é facilitar a vida do turista em um momento difícil, até porque muitos não querem se deslocar a uma delegacia para fazer o registro. “Não precisa ir à delegacia. Basta sentar no lobby e usar o próprio computador do hotel para fazer o registro. A ferramenta é fundamental para auxiliar na identificação das manchas criminais da cidade”.

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