Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Hotelaria / Turismo em Dados

Estudo revela as cidades com maior crescimento hoteleiro até setembro

Jerusalém foi uma das cidades que mais apresentou crescimento no RevPar dos primeiros oito meses de 2019

Jerusalém foi uma das cidades que mais apresentou crescimento no RevPar dos primeiros oito meses de 2019

Nos oito primeiros meses de 2019, dez cidades se destacaram no setor da hotelaria, apresentando crescimentos significativos, por diversos motivos: reativação do destino, calendário de eventos e estabilidade entre a oferta e a demanda. Entre as cidades selecionadas, oito delas estão na Europa. Os dados foram divulgados pela STR, empresa de benchmarking, análise e insights de mercado para setores mundiais de hotelaria.

São Paulo não aparece na lista, mas apresentou aumento de 9,9% no RevPar, impulsionado por ganho de 0,4% em acomodações e de 9,4% no ADR. O melhor mês da capital paulista foi em julho, principalmente por conta da Copa América, quando apresentou um aumento nas ocupações de 2,6%, um crescimento de 10,8% nas taxas de ADR e o número do RevPar subiu em 13,6%

O primeiro caso de destaque do estudo, no entanto, foi Istambul, que apresentou um aumento de 32,8% no RevPar, o que também demonstra que o mercado local vem se recuperando. Apesar de a demanda não ter aumentado muito pela região, houve um crescimento da oferta, observado no aumento de 3,8% nas ocupações em Istambul.

Outra cidade asiática que subiu seus números no RevPar foi a capital de Israel, Jerusalém. Entre janeiro e agosto, Jerusalém obteve um crescimento de 16,4% no RevPar, impulsionado principalmente pelo aumento de 12,7% no ADR e de 3,3% na ocupação. Viena, a capital da Áustria, também subiu em 15,6% no RevPar, devido a um aumento de 11,7% do ADR e de 3,5% nas hospedagens. Em Madri, o aumento de 13,5% no RevPar se deu por conta do investimento em turismo corporativo e também o de lazer, sendo que as hospedagens aumentaram 2,5%, enquanto o ADR registrou 10,7% a mais do que o ano passado.

Já em Barcelona, que apresentou números negativos em relação às hospedagens por 14 meses consecutivos, de agosto até janeiro de 2019, apresentou um crescimento de 4,5% nas ocupações, o que resultou num aumento de 11,4% no RevPar. Outro fator que facilitou o crescimento de Barcelona foi a melhoria na dinâmica entre oferta e demanda. A última cidade do ranking foi Milão, que mesmo tendo apresentado queda na reta final desses oito meses, teve um aumento constante do seu RevPar ao longo do ano e, após o declínio nestes últimos meses, já prevê um aumento de 2,2% nas taxas até o final deste ano.

Receba nossas newsletters