Neste primeiro dia de Equipotel, realizado no Expo Center Norte, na capital paulista, que reúne profissionais de meios de hospedagem, alimentação, bem-estar e setores relacionados, diversas autoridades parlamentares e executivos do setor hoteleiro marcaram presença na cerimônia de abertura do principal evento do mercado de hospitalidade da América Latina. Confira os depoimentos exclusivos para o M&E desta 61ª edição:
+++Veja fotos na cerimônia de abertura
Roberto de Lucena – Secretário de Turismo do Estado de São Paulo
“Será maior do que no ano passado. Eu tenho certeza que oportunidades serão bem aproveitadas para produzirmos, nesse ambiente, excelentes negócios e bons resultados. Então, eu tenho as melhores expectativas. São Paulo está presente com um belo estande, onde estão nossas regiões turísticas representadas, o sabor de São Paulo representado, e nós estamos aqui mostrando o que nós temos de novidades em políticas públicas que estão sendo executadas, no desenvolvimento da cadeia do turismo, no incentivo do governo através do Creditor. Tudo isso está aqui no nosso estande. E nós estaremos dialogando ao longo dos dias desse evento.”
Manoel Linhares – Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis
“Muitos expositores não tiveram a oportunidade nem de comprar o estande, eles não tinham mais espaço. Então, graças a meu bom Deus, aqui está sendo a maior feira dos últimos anos da RX. Isso é muito importante para nós, para um hotel é muito importante quando dá over. Então quando dá over em uma feira, é muito importante. É sinal que os expositores, o dono de marca, estão vendo a importância de participar de uma feira. Eu sei que a tecnologia está aí. Enquanto nós estamos conversando, alguma coisa está surgindo. Mas nunca vai tomar o espaço de uma feira dessa, do ser humano, porque faz a diferença olho a olho.”
Rui Alves – Secretário de Turismo da Cidade de SP
“Este evento é uma atração de investimento para a cidade de São Paulo e para o Estado. A expectativa da movimentação da cadeia produtiva é gigantesca. Nós estamos aqui com os mais fortes no ramo da hotelaria. E eu acho que isso é importante se reunir, se conversar. E a gente vai falar com eles e colocar São Paulo à disposição de todos que estiverem aqui.”
Carlos Sobral – Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento no Turismo
“Esse eu posso considerar um dos grandes eventos do setor de turismo, onde todo setor privado hoje se reúne, onde ele pode ter as palestras discutindo sobre as atualidades do turismo, como também a parte de negócio, né? Ou seja, hoje o setor oteleiro tem aqui uma gama de tudo que ele pode ter acesso dentro do seu empreendimento. Hoje é um evento muito importante no setor turismo, onde une o público com o privado.”
Alexandre Sampaio – Presidente da FBHA
“É importante soltar que a feira tem crescido em qualidade, em quantidade, em tecnologia, em inovação, que visa aumentar a produtividade da cadeia hoteleira nacional e incrementar para que o nosso melhor atendimento seja possibilitado dos nossos hostes nacionais e estrangeiros. Essa possibilidade de estarmos todos aqui e encontrarmos parceiros, companheiros, hoteleiros, é fundamental. Então, acho que a feira cumpre um papel importante.”
Beto Caputo – Presidente do Conselho da FOHB
“A expectativa é a melhor possível porque a hotelaria, ela vem, primeiro, tendo uma performance bastante positiva e com necessidade de reinvestimento. Essa aqui é uma feira de equipamentos, de serviços e produtos para a hotelaria. Então, vem no momento certo, que o hoteleiro está animado, os negócios estão no momento positivo e precisando investir. A combinação das duas coisas leva a crer que teremos um bom evento.”
Renata Abreu – Deputada Federal
“Acho que é um momento da gente poder compartilhar experiências, compartilhar produtos e trabalharmos juntos, porque com a união a gente viu o quanto a gente avançou, em todos os sentidos. E esse é um ponto de encontro do que deu certo, do que não deu, pra gente poder dialogar, debater com vários setores, do entretenimento, do turismo e poder de fato pensarmos juntos soluções para os problemas que são comuns a todos os setores.
Felipe Carreras – Deputado Federal
“Deve ser o maior número de expositores da história. É uma cadeia produtiva gigantesca e isso também está ajudando no próprio incentivo do evento como todo. É importante para o momento que o turismo brasileiro vive, o aumento do fluxo turístico internacional, o fortalecimento do setor, do próprio associativismo. Ou seja, tem muito que celebrar. Então, é um momento só de prosperidade para o turismo brasileiro.”
+++Confira fotos do primeiro dia de Equipotel
PROTOCOLO DE INTENÇÕES
Também nesta terça-feira (17), a Setur-SP, por meio do CrediturSP, o maior programa de crédito turístico do Estado de São Paulo, e a ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis São Paulo), assinaram um protocolo de intenções, que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento do turismo no Estado, especificamente, o setor de hotelaria e meios de hospedagem, por meio da divulgação das soluções de crédito e financiamento disponibilizadas pelo programa CrediturSP.
+++Leia também: Equipotel espera gerar R$250 milhões em negócios em 2024