Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Hotelaria

EXCLUSIVO: Vila Galé estuda expansão em Santa Catarina com novo resort a partir de 2025

Catiane Seif, secretária de estado adjunta da Secretaria de Turismo de Santa Catarina (Ana Azevedo/M&E) Vila Galé

Catiane Seif, secretária de estado adjunta da Secretaria de Turismo de Santa Catarina (Ana Azevedo/M&E)

Santa Catarina pode receber um novo empreendimento da rede Vila Galé, segundo Jorge Rebelo, fundador da rede, e Catiane Seif, secretária de Estado adjunta de Turismo. A possibilidade foi discutida durante a inauguração do Vila Galé Collection Sunset Cumbuco, realizada em Fortaleza no último final de semana, e os detalhes das negociações apresentados ao MERCADO & EVENTOS com exclusividade.

“Santa Catarina tem muito a oferecer: segurança, localização estratégica e uma riqueza natural que encanta turistas e investidores. Em Florianópolis e no estado, há uma carência de hotéis de grife que possam atrair turistas estrangeiros e incentivá-los a permanecer por mais dias. Atualmente, o perfil dos visitantes internacionais que recebemos é, em grande parte, composto por turistas do Mercosul. Quando iniciamos a promoção do destino na Europa, percebemos a importância de atrair redes hoteleiras europeias, como a Vila Galé. Essa rede possui um padrão de qualidade consolidado e representa uma oportunidade significativa para a região”, afirmou Catiane Seif ao M&E.

A expansão da categoria Collection da Vila Galé no Brasil despertou o interesse da rede em investir em Santa Catarina, destino de crescente relevância no turismo nacional. Jorge Rebelo de Almeida confirmou uma visita técnica ao estado em janeiro de 2025, destacando que o objetivo é desenvolver um projeto inovador que promova geração de empregos e riqueza.

“Durante reuniões com Jorge Rebelo e sua equipe, conseguimos mostrar o potencial das propriedades. Ele demonstrou interesse em dois projetos: o Caldas da Imperatriz e o um empreendimento em Itapema. Agora, a decisão depende de uma análise jurídica já realizada pela equipe dele. Caso a escolha seja por um imóvel do estado, o modelo será de concessão, com prazo de 30 anos e contrapartida financeira. Se optar por uma propriedade privada, poderá ser por compra ou arrendamento. A definição está prevista para janeiro, quando Jorge Rebelo visitará os locais”, explicou Seif.

“Durante reuniões com Jorge Rebelo e sua equipe, conseguimos mostrar o potencial das propriedades. Ele demonstrou interesse em dois projetos: o Caldas da Imperatriz e um empreendimento em  Itapema. Agora, a decisão depende de uma análise jurídica já realizada pela equipe dele”

A instalação de um novo resort pode fortalecer a economia local e posicionar Santa Catarina no turismo de luxo, ampliando sua visibilidade internacional. “A Vila Galé tem características marcantes, como a valorização de temas regionais nos seus hotéis. Dependendo do projeto escolhido, as obras devem começar em até dois anos. O governo estadual se compromete a facilitar o processo com agilidade em licenças ambientais e outros trâmites. Esse será um marco importante tanto para o estado quanto para a rede, que tem ampliado sua atuação no Brasil, incluindo novas unidades fora do eixo Nordeste”, destacou a secretária adjunta.

Além de fomentar empregos e arrecadação, a chegada da Vila Galé consolida a estratégia do governo de atrair investimentos internacionais. Santa Catarina, que conta com áreas adequadas para novos negócios e uma recente conexão aérea com Lisboa, destaca-se como um local estratégico para o grupo.

Dependendo do projeto escolhido, as obras devem começar em até dois anos. O governo estadual se compromete a facilitar o processo com agilidade em licenças ambientais e outros trâmites”

“Promover o turismo é vender sonhos, e isso exige esforço e dedicação. Estamos constantemente trabalhando para atender às expectativas dos turistas e atrair novos visitantes. A parceria com redes internacionais como a Vila Galé é um exemplo do potencial de Santa Catarina para se consolidar como um destino turístico diversificado e atrativo. Há um compromisso do governo estadual em garantir a continuidade dos projetos, independentemente de mudanças no secretariado. Isso reforça a segurança jurídica e a estabilidade para investidores. O governador Jorginho Mello lidera uma gestão voltada à integração entre o setor público e privado, essencial para o desenvolvimento do turismo no estado”, acrescentou a representante.

“A parceria com redes internacionais como a Vila Galé é um exemplo do potencial de Santa Catarina para se consolidar como um destino turístico diversificado e atrativo”

A aproximação com a Vila Galé teve impulso após a inauguração da rota aérea da TAP para Santa Catarina. “Durante uma visita a Portugal, conheci os hotéis Collection da rede, que trabalham em parceria com o governo para revitalizar patrimônios históricos. Por isso, sugerimos o Hotel Caldas da Imperatriz, uma propriedade termal com grande potencial histórico, como alternativa para esse modelo. Outra opção apresentada foi um resort desativado na região de Itapema, que atende ao padrão da rede por ser ‘pé na areia’. Jorge Rebelo é um visionário no setor hoteleiro, com uma trajetória que inclui a diversificação de investimentos, e ele já solicitou estudos sobre essas possibilidades, demonstrando interesse em explorar todo o potencial do estado”, finalizou Seif.

Vila Galé Collection

SANTA CATARINA O hotel marca mais uma aposta da rede Vila Galé no Brasil (Ana Azevedo/M&E) Vila Galé

O hotel marca mais uma aposta da rede Vila Galé no Brasil (Ana Azevedo/M&E)

A estreia do Vila Galé Collection Sunset Cumbuco, no Ceará, marca a chegada do primeiro empreendimento desta categoria dentro do portfólio da rede no Brasil. O estabelecimento contou com investimento de R$ 80 milhões. O resort possui 116 apartamentos e infraestrutura que inclui dois restaurantes, dois bares, Beach Club, parque aquático infantil e Spa Satsanga. A gastronomia e as atividades ao ar livre, como kitesurf e windsurf, são destaques.

Para a operação, a rede contratou 80 novos colaboradores, priorizando moradores locais e promovendo treinamento técnico e ambiental. A iniciativa reflete o compromisso da rede com o desenvolvimento regional e a inclusão social, ampliando sua presença no Ceará, onde emprega 600 pessoas diretamente.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.