
O Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) divulgou resultados e desempenhos de hotéis em junho de 2025, comparados ao mesmo período de 2024. Os números apontam crescimento em todos os indicadores analisados: a taxa de ocupação avançou 0,5%, a diária média cresceu 8,4% e o RevPAR apresentou aumento de 9%.
A análise contou com amostra de 608 hotéis de redes associadas, responsáveis pela oferta de 94.724 unidades habitacionais (UHs) disponíveis.
Na análise por região, a taxa de ocupação apresentou três variações negativas sendo: no Centro-Oeste -1,4%, Norte -2,2% e Sudeste -2%. Já as regiões Nordeste e Sul com variações positivas de 1,2% e 12,6% respectivamente. A diária média teve crescimento em todas as regiões analisadas: Centro-Oeste (5,1%), Nordeste (11,9%), Norte (7,1%), Sudeste (8,3%) e Sul (13,3%). O RevPAR também apresentou resultados positivos: Centro-Oeste (3,6%), Nordeste (13,2%), Norte (4,7%), Sudeste (6,2%) e Sul (27,6%).
Na análise de desempenho por categoria hoteleira, a taxa de ocupação apresentara crescimento de 0,8% no Econômico, e 6% no Upscale. Na categoria Midscale, queda de -1,4%. Quanto à diária média, todas as categorias registraram aumento: Econômica (7%), Midscale (9,9%) e Upscale (8,7%). O mesmo comportamento foi observado no RevPAR, com elevação de 7,8% na Econômica, 8,4% no Midscale e 15,2% no Upscale.

Acumulado do ano
Na análise dos dados acumulados de janeiro a junho de 2025, o InFOHB considerou uma amostra de 581 hotéis de redes associadas, responsáveis por 94.857 unidades habitacionais (UHs). Em comparação com o mesmo período de 2024, foram registrados aumentos de 3,3% na taxa de ocupação, 10,7% na diária média e 14,4% no RevPAR.
No recorte regional, a taxa de ocupação apresentou queda apenas nas regiões Centro-Oeste (-1,4% e Norte -0,1%). As demais regiões registraram variações positivas: 3,3% no Nordeste, 3,1% no Sudeste e 7,4% no Sul. A diária média cresceu em todas as regiões analisadas: 5,5% no CentroOeste, 12,8% no Nordeste, 9,1% no Norte, 11,5% no Sudeste e 10,1% no Sul. Quanto ao RevPAR, os resultados também foram positivos em todas as regiões: 4,1% no Centro-Oeste, 16,5% no Nordeste, 9,1% no Norte, 15% no Sudeste e 18,3% no Sul.
Na análise por categoria hoteleira, a taxa de ocupação registrou aumento de 3,5% no Econômico, 2,3% no Midscale e 5,5% no Upscale. Em relação à diária média, todas as categorias apresentaram crescimento: Econômica (8,1%), Midscale (11%) e Upscale (12,9%). Já no indicador de RevPAR, os percentuais positivos foram de 11,8% para a categoria Econômico, 13,5% para o Midscale e 19,2% para o Upscale.