Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Fórum do HotéisRIO lança cursos em parceria com escola de hoteleiros

Foto 7 e1710508238103 Fórum do HotéisRIO lança cursos em parceria com escola de hoteleiros

Apresentação de dados e modelos de pesquisa (Divulgação)

O HotéisRIO anunciou, nesta quinta-feira (14), no Fórum dos Gerentes de RH e DP, uma parceria com Escola de Hoteleiros com cursos by HotéisRIO, incluindo treinamentos para atuação no segmento, desde posições operacionais a cargos de liderança. A pauta do encontro, realizado no Belmond Copacabana Palace, também abordou a organização de uma pesquisa salarial e de benefícios do setor.

Os cursos da Escola de Hoteleiros by HotéisRIO têm como objetivo proporcionar formação profissional para o segmento. Os treinamentos abrangem cargos operacionais (equipes de base), táticos (médias lideranças) e estratégicos (gerenciais). As aulas, com início previsto para abril, terão três formatos – presenciais, in company e online ao vivo. De acordo com

“Nosso corpo docente é formado por profissionais experientes e atuantes, o que faz com que as aulas tenham um conteúdo muito prático, verdadeiras imersões. Alguns, como os de camareira e garçom, têm uma parte técnica, outros contam com exercícios e estudos de cases. A ideia é que o candidato faça os cursos e ingresse no mercado”, afirmou Daniela Falcão, uma das professoras da Escola de Hoteleiros.

Foto 11 e1710508284938 Fórum do HotéisRIO lança cursos em parceria com escola de hoteleiros

Participantes do Fórum HotéisRIO

O segundo item da pauta foi a Pesquisa de Remuneração (Salários e Benefícios), que fará um mapeamento do mercado. O levantamento será realizado pela VLEAL Gestão com previsão de até 100 cargos do setor, de auxiliar a diretoria. A diretora da VLEAL, Valéria Leal, abordou as etapas do trabalho, da coleta e organização de dados à tabulação das informações.

“Os resultados da pesquisa de salários serão disponibilizados em uma plataforma web exclusivamente criada para tal. Já as informações sobre benefícios serão apresentadas em um relatório em PDF. Tudo será feito de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), preservando a identificação dos hotéis e a confidencialidade dos dados”, afirmou. Serão até três pesquisas por ano – a primeira deverá ter seus dados divulgados até o fim de abril.

Já a equipe do Hotel Fairmont Copacabana apresentou sua experiência na implantação da escala de trabalho 5×2 em algumas áreas do hotel. O objetivo foi melhorar o bem-estar dos colaboradores, reduzir o turnover, incrementar a produtividade e aperfeiçoar a qualidade do serviço prestado ao consumidor final.

Segundo Cristina Portela, gerente de Recrutamento e Seleção, a experiência já está prestes a completar um ano e os resultados foram muito favoráveis, com melhora na pesquisa de clima e redução da rotatividade das funções e das ausências sem justificativa. “Os colaboradores ganham mais tempo para a vida pessoal, para cuidar da casa e dos filhos. A iniciativa ainda se tornou um bom argumento para recrutamento”.

Receba nossas newsletters