Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria / Serviços

Gastronomia: Senac RN assina protocolo de intenções com Escola Profissional portuguesa

Senac RN assina protocolo de intencoes com Escola Profissional portuguesa para intercambio de alunos de gastronomia 1 e1678819714514 Gastronomia: Senac RN assina protocolo de intenções com Escola Profissional portuguesa

Senac RN assina protocolo de intenções com Escola Profissional portuguesa para intercâmbio de alunos de gastronomia (Divulgação)

Os alunos dos cursos de gastronomia do Hotel-Escola Senac Barreira Roxa terão experiência de estágio profissional em Portugal. A missão do Sistema Fecomércio RN, que está na Europa e é liderada pelo presidente da instituição, Marcelo Queiroz, assinou nessa segunda-feira (13) um protocolo de intenções com a Escola Profissional de Nazaré. Alunos matriculados poderão fazer intercâmbio profissional.

O objetivo é internacionalizar o currículo dos alunos de ambas as instituições. Em 2019 representantes da Escola Profissional de Nazaré estiveram em Natal conhecendo as instalações do Hotel Escola Senac Barreira Roxa.

O documento foi assinado pelo presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, e pelo diretor da Escola Profissional de Nazaré, Pedro Miguel Gaspar.  “É muito importante para a Escola de Nazaré firmar esta parceria porque o Hotel-Escola Senac Barreira Roxa tem uma outra dimensão de experiência e excelência na formação profissional na área de gastronomia e turismo”, ressaltou.

Ele lembrou que quando esteve em Natal, para conhecer o Hotel-Escola do Senac potiguar, ficou de ‘boca aberta’ com a dimensão e dinamismo do trabalho. “Aqui em Portugal, não temos nenhuma escola com aquelas condições e competências. Desde a visita, queríamos firmar a parceria. A pandemia adiou um pouco esse projeto, mas, agora, estamos formalizando o início desse importante processo”, detalhou Miguel Gaspar.

Com a formalização da parceria, começam os estudos que possibilitarão o futuro intercâmbio de alunos das duas escolas. “Essa troca de experiência é muito importante pois vai permitir, não apenas a ampliação do conhecimento dos alunos das duas escolas, mas, também, a internacionalização dos currículos desses profissionais”, explicou Marcelo Queiroz.

O diretor regional do Senac RN, Raniery Pimenta, destacou que a “parceria vai ampliar as possibilidades dos alunos do Brasil e da escola de Nazaré no aprendizado de outras técnicas e métodos profissionais”. Ele também ressaltou a importância da “convivência de culturas, importantes em qualquer área profissional”.

Nesta terça-feira (14), a missão do RN desembarga em Tavira, cidade localizada na região Algarve, em Portugal. Lá, os diretores visitam uma das unidades da Rede AP Hotéis, grupo hoteleiro que, em parceria com o Senac Empregabilidade, recrutou ex-alunos da instituição para trabalhar nos hotéis que compõem a rede em Portugal. Ao todo, 22 vagas de trabalho já foram preenchidas por profissionais formados no Senac para funções de Auxiliar de Cozinha, Cozinheiro, Camareira, Garde Manger, Bagageiro e Garçom.

O turismo é um dos carros-chefe da formação do Senac RN que é referência para o Brasil e, agora, para o mundo. Só em 2022, o Senac Rio Grande do Norte registrou cerca de 3.800 matrículas nos cursos relacionados à área de turismo e gastronomia. Desse total, aproximadamente 2.700 (71%) foram executadas pela Unidade Barreira Roxa, complexo especializado na formação de profissionais ligados ao Turismo.

Receba nossas newsletters