
CIEGO DE ÁVILA – Recém inaugurado em Cayo Paredón Grande, no Arquipélago de Sabana-Camagüey, centro-leste de Cuba, o Vila Galé Cayo Paredón está localizado na região também conhecida como Jardins do Rei, um dos recantos mais incríveis e exclusivos do Caribe. O cayo é cercado de areias finas e brancas, águas cristalinas de tonalidades azul-esverdeadas marcantes e vasta vegetação subaquática.
Veja mais fotos na galeria abaixo
Resort all inclusive, o Vila Galé Cayo Paredón aposta no sucesso do empreendimento a curtíssimo prazo por três razões, segundo o CEO do Grupo Vila Galé Hotéis, Gonçalo Rebelo de Almeida. “Somos o mais novo destino aqui em Cayo Paredón Grande, oferecemos infraestrutura segmentada, por exemplo, a divisão de piscinas em três áreas (crianças, casais e animação) e uma rica e variada gastronomia, talvez o diferencial entre os demais hotéis deste cayo”, explica Rebelo, responsável pela gestão de 41 hotéis do Grupo em Portugal e Brasil, mais essa 42ª unidade em Cuba.
Embora todo início de operação hoteleira e principalmente em novos mercados, como o cubano nesse caso, necessite de um tempo mais longo até se consolidar, mas para o experiente empresário ele está otimista e acredita que até 2025 a ocupação média anual do resort Vila Galé alcance os 60%. “Nosso desafio é trabalhar para que cada vez mais turistas descubram este novo destino, uma verdadeira joia, e venham aqui no resort para descansar, relaxar, interagir com a natureza e as atrações que aqui irão encontrar”, disse.
No próximo verão, a companhia de voos charter World Tomeet, inicia a operação Lisboa-Cayo Coco com um voo semanal. “Sem dúvida será o início, imagino, de novas frequências e seguidos voos de outras aéreas chegando de outros mercados emissores. Mas, para o Grupo Galé, o brasileiro é o público que queremos conquistar”, assinala Rebelo.

Vila Galé Cayo Paredón – Com 638 quartos – 620 standards, duas suítes e 16 suítes juniores –, o equipamento conta com piscinas infantis e para adultos, Clube Nep para crianças, Espaço Galera dedicado aos hóspedes teen, Satsanga Wellness & Spa, salões para eventos, centro náutico, quadra de tênis e quadra poliesportiva.
Quando o tema é gastronomia, são sete restaurantes, cada um com sua característica: Versátil (buffet), Massa Fina (italiano), Inevitável (à la carte, com propostas de influência mediterrânea), Cervejaria Portuguesa (petiscos tradicionais lusos) e Taste of Ciego (cozinha cubana), Vila Galé Café e Ranchon. E cinco bares, incluindo bar de piscina, de praia e temáticos.
Há três semanas, o chefe executivo de cozinha de todos os hotéis Vila Galé no Brasil, o brasileiro Clodoaldo Ramos está organizando e treinando a equipe que vai cuidar da área de culinária da unidade aqui em Cuba, onde fica até o final do mês. “Vamos apostar em gastronomia portuguesa e brasileira, como propostas diferenciadas e quase exclusivas aqui em Cayo Paredón Grande, além de culinária cubana e contemporânea”, conta Rebelo, lembrando que a proposta luso-brasileira atenderá os dois restaurantes à la carte, Massa Fina e Inevitável, mais a Cervejaria Portuguesa.
Diversão, arte e cultura – Os atrativos oferecidos pelo Vila Galé são muitos e incluem o melhor de um destino sol&mar, a começar por passeios em catamarã pelas águas cristalinas e de temperatura super agradável ou excursões de pesca realizados em lancha (45 min de duração em média), que também podem variar com saídas para observação de barreiras de coral.
Em geral, a experiência em catamarã dura cerca de 8 horas, com saídas em Cayo Cruz – menos de 40 minutos de Cayo Paredón Grande –, onde está sendo concluída marina de embarque/desembarque. Igualmente, também estão sendo finalizadas as obras do Golfinário Vila Galé, para observação e interação com golfinhos, incluindo uma experiência única de nado com esses simpáticos e dóceis mamíferos aquáticos para toda a família.
O hóspede ainda vai se divertir muito na praia com música dança e animação ao som de grupos locais, passeios de mini catamarã, barco-voador e moto-pentes, outra experiência e oportunidade única, com dose alta de adrenalina, mas que permite ao viajante observar do alto todo o entorno do cayo e seu visual panorâmico e deslumbrante.
O CEO Gonçalo Rebelo de Almeida destacou a equipe profissional que está à frente do novíssimo Hotel Vila Galé Cayo Paredón, liderada pelo gerente geral, o brasileiro Alexandre Magno, e seu diretor adjunto, Ignacio Cordero Regueira. Ambos contam com apoio e colaboração do diretor de Operações Brasil-Cuba, José Bastos, assim como Pedro Ribeiro, diretor de Marketing e Vendas, e Adriana Borges, diretora Comercial Brasil neste início de gestão.
Grupo Vila Galé Hotéis – Para o próximo ano, o grupo português tem previsto abrir um hotel em Figueira da Foz (Portugal) y outro em Ilha Canela (Espanha), e o início de construção de mais três empreendimentos em Portugal (Ponte de Lima, Miranda do Douro e Elvas) e quatro no Brasil (Ouro Preto/MG, dois em São Luís/MA e Cumbuco/CE).
GALERIA:
O M&E viaja com proteção GTA.