
Viviane Magalhães, diretora de TC&F do Grupo Tauá (Divulgação)
Com o propósito de “fazer pessoas felizes”, o Grupo Tauá de Hotéis e Resorts encontrou uma forma criativa de reforçar sua cultura organizacional e engajar colaboradores: o Banco da Felicidade. Criado pela Diretoria de Talento, Cultura e Felicidade (TC&F), o programa utiliza elementos de gamificação para premiar comportamentos alinhados aos valores da empresa e já movimentou quase R$ 1 milhão em prêmios desde seu lançamento, há dois anos.
A dinâmica é simples. Sempre que um colaborador — ou “emocionador”, como são chamados internamente — é visto praticando um dos 10 Mandamentos do Emocionador, ele pode receber uma “Moeda Sorriso” das lideranças, com entrega feita publicamente para estimular o reconhecimento coletivo. Os mandamentos envolvem atitudes como sorrir no atendimento, colaborar com colegas e demonstrar atenção total aos hóspedes.
As moedas podem ser trocadas por prêmios no site, que vão de chocolates e bonés a eletrodomésticos e eletrônicos. Entre os itens mais resgatados estão micro-ondas, TVs, bicicletas e até notebooks — muitos utilizados por colaboradores que estão mobiliando suas casas. Ao todo, mais de 12 mil prêmios já foram distribuídos.
“Temos relatos emocionantes, de pessoas dizendo que estão montando a casa com as recompensas. Isso reforça o sentimento de pertencimento e gratidão dentro do grupo”, afirma Viviane Magalhães, diretora de TC&F do Grupo Tauá.
Além do comportamento no dia a dia, também é possível ganhar moedas por ações como conclusão de treinamentos, reconhecimento de clientes e participação em programas internos como o Emocionador 6 Estrelas, Programa Eleva e a Hora da Emoção — voltada para experiências marcantes com hóspedes e colegas.
“O Banco da Felicidade é uma das formas que encontramos de transformar nossa crença em prática cotidiana. Temos metas e resultados a alcançar, mas acreditamos que, quando a gente faz alguém feliz, também se sente feliz. Esse é o espírito do Tauá”, conclui Viviane.