SÃO PAULO – Em março, Francisco Guarisa assumiu um novo desafio profissional: comandar as áreas de Marketing e Comunicação do Hotel Nacional. Com pouco mais de um mês no cargo, ele já traçou metas a serem batidas e ações que começam a ser implementadas.
Em uma entrevista exclusiva ao M&E durante sua passagem pela WTM Latin America, ele revelou suas estratégias para reposicionar esse ícone da hotelaria brasileira no mercado. “Estamos desenvolvendo novos projetos e buscando parceiros de alto valor agregado. O maior desafio é mudar o valor real para o valor percebido, resgatando a história e memória afetiva do hotel”, destacou Guarisa.
O maior desafio é mudar o valor real para o valor percebido, resgatando a história e memória afetiva do hotel
Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e símbolo da arquitetura brasileira, o Hotel Nacional foi projetado por Oscar Niemeyer e seus jardins por Burle Marx. “Precisamos que as pessoas voltem a perceber o hotel como um produto único e diferenciado”, enfatizou Guarisa, apontando para a excelente qualidade do empreendimento.
Estratégias
Um dos focos está na diversificação do público. “Vamos intensificar a divulgação para mercados internacionais, como Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai, visto que 20% dos acessos em nosso site são oriundos desses países. Também buscamos parcerias estratégicas com companhias aéreas para atrair turistas dos Estados Unidos e Europa, por exemplo”, explicou o executivo. Atualmente, 15% dos hóspedes são estrangeiros. E no que tange ao mercado doméstico, o Sudeste domina o ranking.
De acordo com ele, a taxa de ocupação do hotel tem sido satisfatória, com números acima de 67% em média e picos de 100% durante eventos como o Web Summit. “Precisamos divulgar cada vez mais esses resultados positivos e trabalhar para manter essa ocupação ao longo do ano”, ressaltou.
Além disso, o hotel está investindo em eventos exclusivos, como festivais de jazz e outras atividades culturais. “Queremos ser uma referência na área de eventos e entretenimento, mantendo um calendário atrativo para os hóspedes e o público em geral”, afirmou.
NOVIDADE – Uma das novidades é a criação de um quiosque exclusivo em frente ao hotel, intitulado Quiosque Nacional, que deve ser inaugurado em breve. “Será um ponto de encontro para os cariocas e hóspedes, oferecendo serviços de alta qualidade”, garantiu Guarisa.
O M&E viaja com proteção GTA e apoio da Shift Mobilidade Corporativa.