Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Hotelaria

Hotelaria de Alagoas lidera adesão ao selo ‘Turismo Responsável’ no Brasil

segurançahoteis1

Alagoas já conta com 423 empreendimentos turísticos com o selo do MTur (Divulgação/Sedetur)

Os meios de hospedagem de Alagoas obtiveram até o momento o maior nível de adesão do país ao “Selo Turismo Responsável” do Ministério do Turismo, segundo pesquisa do Departamento de Turismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizada 60 dias após o lançamento da chancela. A readequação da rede hoteleira no estado é conduzida pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL).

Ao todo, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), no final de julho, Alagoas já contava com 423 empreendimentos turísticos com o selo do MTur, sendo 178 meios de hospedagem. A maioria está em Maceió, Maragogi, Piranhas, São Miguel dos Milagres e Marechal Deodoro.

O estudo revela o grau de adesão de estados e regiões brasileiras em comparação aos dados disponibilizados no Cadastro Nacional de Turismo (Cadastur) – proporcionalmente, Alagoas aparece como a unidade da federação com maior número de meios de hospedagem certificados. A pesquisa aponta uma adesão de 38% no estado durante os dois primeiros meses de criação do selo, superando a média nacional de 21%.

Os empreendimentos recebem a chancela federal a partir do comprometimento com a adoção de boas práticas de saúde, segurança e atendimento. As adaptações realizadas pela hotelaria atendem a rigorosas medidas de higiene e distanciamento social em todos os setores dos empreendimentos, que estão reunidas em um protocolo específico, validado pelas principais entidades do turismo nacional e adotado pelos cerca de 90 hotéis associados à ABIH-AL. O documento está disponível para acesso no site da associação (www.abihal.com.br).

De acordo com o presidente da associação, André Santos, o selo padroniza os protocolos necessários, além de indicar aos turistas os empreendimentos que seguem as recomendações sanitárias e estão aptos a receberem os hóspedes com segurança. “A certificação passa confiança ao viajante, eleva a competitividade do destino e melhora a imagem dos nossos produtos nos mercados emissores. Junto a parceiros comerciais e aos governos federal, estadual e municipais, a ABIH-AL desenvolve um trabalho de promoção e fortalecimento da hotelaria”, avaliou.

Como obter o selo

Para solicitar a certificação do governo federal, o empreendimento precisa estar obrigatoriamente regularizado no Cadastur. Os interessados devem acessar o site turismo.gov.br/seloresponsavel, conferir as orientações e protocolos e fazer uma autodeclaração, com informações que atendam aos critérios exigidos. Após o preenchimento do formulário, o interessado será direcionado para fazer o download do selo gratuitamente, que deverá ser impresso e colado em local visível, de forma que os clientes possam acessar o QR Code e consultar as medidas adotadas pelo estabelecimento.

Fase azul

marco ankosqui mtur maceió

Capital Maceió avançou para a fase azul do plano controlado de retomada gradual das atividades econômicas (Marco Ankosqui/MTur)

Com a desaceleração da curva de contaminação da Covid-19 em Alagoas, a capital Maceió avançou para a fase azul do plano controlado de retomada gradual das atividades econômicas, proposto pelo governo estadual. Os demais destinos turísticos alagoanos seguem na fase amarela das etapas de flexibilização do isolamento social. Ambas as fases permitem o retorno de segmentos como bares e restaurantes, passeios turísticos, receptivos e shoppings.

Paralelamente à reabertura das atividades, o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares apresenta um crescimento do número de voos disponíveis pelas companhias Azul, Gol e Latam. Em julho, segundo informações da Sedetur, a malha aérea cresceu 35% e a previsão é que essa porcentagem chegue a 70% até dezembro.

Receba nossas newsletters