Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Hotelaria de Porto Alegre registra queda de 3,9% em 2012

Números mostram que a taxa média anual de ocupação da hotelaria de Porto Alegre foi de 58,76% em 2012, o que representa uma queda de 3,95% em relação a 2011. A exemplo do que ocorreu no segmento em todo o país, o resultado foi influenciado pelos efeitos da retração econômica mundial, o baixo crescimento do PIB brasileiro, apesar do crescimento da oferta de unidades habitacionais para hospedagem, na ordem de 511 apartamentos ou 1.022 leitos. Mesmo com a variação negativa na ocupação média, a procura por hospedagem na cidade aumentou 2,47% no ano passado.
 

Estes e outros números de monitoramento da atividade turística foram apresentados nesta terça-feira (07/05), pela Setur-RS, no café da manhã de lançamento da nova edição do Boletim Estatístico Municipal do Turismo em Porto Alegre. O encontro, realizado no Hotel Plaza Porto Alegre, reuniu imprensa e os parceiros do projeto.
 

Ainda sobre o desempenho da hotelaria, o boletim destaca que, com exceção de fevereiro, os demais meses do ano tiveram seus picos de ocupação associados aos eventos realizados na cidade. Se considerada isoladamente, a taxa média de ocupação dos hotéis durante os eventos que ocorreram no ano chegou a 61,94%. Novembro, com taxa de ocupação de 67,3%, e outubro, com 61,15%. “O setor hoteleiro está diretamente vinculado ao destino, e a atratividade de Porto Alegre é fortemente ligada à quantidade de eventos que ocorrem na cidade”, analisou o diretor da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RS), Abdon Barretto Filho.

Receba nossas newsletters