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Destinos / Hotelaria

Hotelaria de Salvador registra ocupação média de 42,5% em fevereiro

Salvador tem ocupação de 42,5% no período do Carnaval

Salvador tem ocupação de 42,5% no período do Carnaval

No mês de fevereiro, sem as tradicionais festas de Carnaval, a ocupação média dos hotéis de Salvador foi de 42,51%, número bem inferior à apresentada no mesmo período em 2020 (70,59%) ou à verificada em anos anteriores (média de 61,5% nos últimos 10 anos). A segunda onda da pandemia, o cancelamento do Carnaval e demais festas tradicionais no período, inibiram o movimento de viajantes naquele que tradicionalmente seria o segundo melhor mês para a hotelaria e o turismo.

A diária média de fevereiro (R$ 351,63) tampouco conseguiu manter-se em níveis semelhantes ao de anos anteriores, embora sua queda tenha sido inferior à da taxa de ocupação. No mesmo período de 2020, a diária média foi de R$ 447,21.

Observando-se os vários períodos do mês de fevereiro verifica-se que a ocupação dos primeiros 16 dias (45,85%) foi um pouco melhor do que a observada no restante do mês (38,06%), com uma redução significativa na última semana.Com pandemia e sem Carnaval fevereiro revelou um baixo Revpar (R$149,47) – indicador ponderado entre a Taxa de Ocupação e a Diária Média, menos da metade do verificado em 2020 (R$ 315,69).

Luciano Lopes, presidente da ABIH-BA

Luciano Lopes, presidente da ABIH-BA

De acordo com Luciano Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia – ABIH-BA, a segunda onda da pandemia e a lentidão no acesso às vacinas frustraram a esperança de uma retomada do turismo no verão.“Para se ter uma ideia, só nos cinco dias de Carnaval o faturamento dos hotéis de Salvador costumava girar em torno de 156 milhões de reais com ocupação de 95% e picos de até 100%”, disse.

“A tão sonhada recuperação da atividade deverá esperar que o ritmo da vacinação atinja um percentual significativo de cobertura que permita a gradual volta à normalidade. Após um ano de pandemia, a hotelaria acumula perdas significativas. A ABIH-BA continua ativamente buscando alternativas para minimizar os efeitos da pandemia com foco na recuperação dos hotéis, manutenção dos empregos e sustentabilidade dos negócios”, finalizou.

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