Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria / Política

Hotelaria nacional apresenta pautas e sugestões à Comissão de Turismo da Câmara

I Encontro da Hotelaria Nacional com a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados - foto 04

I Encontro da Hotelaria Nacional com a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados

O I Encontro da Hotelaria Nacional com a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados serviu como grande passo em busca de maior integração entre as principais lideranças do setor com o Poder Legislativo. A realização do evento teve como objetivo promover o aperfeiçoamento da legislação que envolve a indústria de hotéis e a construção de uma agenda propositiva de desenvolvimento para o país que permita alcançar a meta estipulada pelo novo Plano Nacional de Turismo (PNT).

No seminário, os presidentes das principais entidades do setor de hotelaria (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH Nacional, a Associação Brasileira de Resorts – ABR, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA e o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – FOHB) puderam apresentar aos deputados e senadores suas pautas e sugestões para estimular investimentos e, finalmente, aumentar os números do turismo brasileiro.

Os representantes da hotelaria ressaltaram aos parlamentares algumas das questões que precisam de um encaminhamento mais ágil, como a votação do projeto que moderniza a Lei Geral do Turismo (LGT),  já aprovado na Câmara dos Deputados, e que segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Para o setor de hospedagem, é importante que sejam mantidos alguns pontos fundamentais do texto como a isenção de cobrança de ECAD – Escritório Central de Arrecadação e Distribuição nos quartos de hotéis e a equiparação percentual de unidades adaptadas para pessoas com deficiência com as estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

I Encontro da Hotelaria Nacional com a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados - foto 02

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, sabe da importância da hotelaria brasileira para a economia nacional

“No seminário, também tivemos a oportunidade de sugerir uma análise crítica do Projeto de Lei 3496, que está em tramitação no Senado, e que pretende estabelecer controle de preços dos serviços turísticos. O que mostramos é que por ser um setor da economia sujeito à sazonalidade e, portanto a oscilações de preços, como nos casos de hotéis em regiões litorâneas, que têm sua ocupação variando de acordo com época do ano, é que essa iniciativa trará muitos problemas, podendo levar ao fechamento de diversas unidades. A hotelaria nacional sofre ataques de todos os lados.”, revelou Manoel Linhares, presidente da ABIH.

De acordo com Manoel Linhares, a hotelaria brasileira, consciente da sua importância para a economia nacional, está trabalhando para estabelecer um entendimento comum em torno das questões que envolvem o setor de turismo e que possam se transformar em ações capazes de destravar seu potencial. “Agradecemos a visão estratégica do presidente da Comissão Nacional de Turismo (CNT), deputado Newton Cardoso Júnior, do ministro Marcelo Álvaro e do presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, deputado Herculano Passos, e a todos os deputados, senadores, presidentes da ABIH’s Estaduais e hoteleiros que participaram do I Encontro da Hotelaria Nacional pelo empenho e impulso que vêm dando ao setor”, revelou.

Receba nossas newsletters