Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Hotelaria

Hotelaria precisa recuperar diária média, diz FOHB

Orlando de Souza, do Fohb

Orlando de Souza, do Fohb

Em sua apresentação do 4º Fórum Brasileiro de Turismo, Orlando de Souza, do Fohb, mostrou os números da ultima pesquisa de desempenho dos hotéis no Brasil, com as perspectivas para o ano. Segundo ele, a principal identificação é a necessidade de recuperar a diária média da hotelaria nacional.

Quando o estudo começou em 2015 a hotelaria tinha 67% de taxa de ocupação e R$ 310 de diária media. Após um longo período de crise, as taxas de ocupação estão melhorando, mas as diárias não acompanham o crescimento. Em dezembro de 2018 eram 60% de ocupação e apenas R$ 235 de diária média.

“Com a ocupação crescendo, as despesas de operações também crescem, mas a receita dos hotéis não cresce na mesma proporção. Isso é observado em todos os mercados. São Paulo, por exemplo, já conseguiu recuperar sua ocupação, mas a diária só agora começa a dar sinais de melhora. Já no Rio de Janeiro que teve números altíssimos nas Olimpíadas teve uma superoferta e agora esta até fechando hotéis e sua diária continua em queda”, comentou.

Para Orlando de Souza, é preciso que haja um forte trabalho na recuperação das diárias, e isso passa por melhoria no ambiente de negócios do País e nas políticas para o turismo. “A hotelaria é um importante ativo do turismo e não podemos deixar esse cenário continuar por muito mais tempo”, advertiu.

Receba nossas newsletters