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Hotelaria

Hotelaria: ROC 2023 discute a importância da integração entre as equipes

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ROC 2023: público recorde de 170 executivos e profissionais de hotelaria Divulgação

 

Realizado pela Hospitality Sales & Marketing Association International (HSMAI) na semana passada, a 8º Revenue Optimization Conference (ROC) reuniu público recorde de 170 executivos e profissionais de hotelaria. Gabriela Otto, presidente da associação, e Vanessa Rolim, corporate revenue manager do Fasano Hotéis, destacaram os principais insights no HSMAI Commercial Strategy Week, realizado em junho, no Canadá.

Com a afirmação “A pior coisa que você pode fazer é trabalhar com equipes separadas. Ao invés de equipes de Marketing, Vendas, Revenue Management e Distribuição, estamos falando de um grupo coeso com a convergência das habilidades individuais chamada: Equipe de Estratégia Comercial”, que rondou todo o evento do primeiro semestre, as profissionais apresentaram os desafios e insights discutidos no Canadá. “Ficou claro que as áreas estratégicas de hotelaria ainda não se comunicam efetivamente e estão preocupadas com as responsabilidades individuais – ainda sem olhar para o todo”, explica Gabriela.

Vanessa Rolim completa reforçando a essencialidade do trabalho em conjunto: “É urgente montar equipes comerciais que perpassem todas as áreas e consigam integrar cada vez mais”. Para elas, o maior desafio será na definição de liderança, uma vez que, este profissional precisará conhecer todas as áreas, mesmo que de forma superficial, para coordenar uma equipe multidisciplinar.

Como desafios do futuro, foram apresentados a dificuldade contínua de contratação, a alta carga de trabalho com baixa produtividade, dar feedbacks levando em consideração as diferentes gerações e estilos de trabalho e investir na retenção de talentos para que os funcionários tenham orgulho de pertencer às empresas.

Para finalizar, as profissionais compartilharam números relevantes apontados no HSMAI Commercial Week International, como o faturamento de viagens corporativas, pesquisas sobre a realidade de mercado e do público-alvo, os canais de comunicação utilizados e a necessidade de personalização de anúncios para atingir novos mercados, além de valor de diária média e custos de hospedagem.

Ainda sobre as pesquisas, 33% dos executivos incluem lazer nas suas viagens de negócios. E, segundo a pesquisa do Events Industry Council, o período de eventos aumentou para dois dias, sendo para 67% dos ouvidos difícil de substituir as relações presenciais e 44% da receita são perdidos por não serem realizados eventos presenciais. Além disso, os eventos estão mais longos, entre 2 a 3 dias, e 54% deles com menos de 100 pessoas.

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