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Hotelaria

HSMAI aponta dificuldade de gestão de dados no setor hoteleiro

(Foto: reprodução)

Apenas 24% do segmento se encontra no estágio Data Driven, akém disso, 36% encontram-se no Data Savvy; 24% no Data Proficient e 16% no Data Aware (Foto: reprodução)

Durante a Revenue Optimization Conference (ROC), realizada pela Hospitality Sales & Marketing Association International (HSMAI), foi constatado que apenas 24% do segmento hoteleiro está no estágio máximo de gestão de dados. O encontro profissional ocorreu no hotel Mofarrej SP Tivoli, na última terça-feira (2).

A informação foi levantada durante uma enquete promovida no evento, em que o tema “Estágios de conhecimento e utilização de dados” foi discutido por Sandro Fonseca, diretor de Revenue e Distribuição na Atlantica Hotels International.
O executivo apresentou os conceitos de Data Aware, em que, a cultura de dados é secundária e eles não são guardados para decisões posteriores; os inputs são todos manuais; Data Proficient com dados inseridos nas mesmas plataformas e da mesma maneira, sem integração entre os departamentos, o que leva à baixa visão geral do negócio.

Há ainda, o Data Savvy, em que os dados são inseridos e validados automaticamente, com alta qualidade, e integrados ao longo dos diversos departamentos do hotel. Estes dados são confiáveis e atualizados e há gerenciamento da informação em conjunto.

E por último, o Data Driven: quando o negócio do hotel e os seus dados, de qualidade, alimentam-se mutuamente. É neste estágio em que se habita o Total Revenue Management, com os colaboradores trabalhando com inteligência artificial no dia a dia e insights mais profundos tirados dos dados.

Com base nestes estágios, e junto a Vinicius Cunha, revenue manager do Sheraton WTC São Paulo, Fonseca conduziu uma pesquisa interativa sobre o tema com os 130 hoteleiros presentes no evento, e o resultado foi que apenas 24% do segmento se encontra no estágio Data Driven. Além disso, 36% encontram-se no Data Savvy; 24% no Data Proficient e 16% no Data Aware.

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