Câmbio:

Idiomas:

Iberostar anuncia expansão e resultados recorde em 2024

 divisão hoteleira, Iberostar Hotels & Resorts, registrou receitas de 2.180 milhões de euros, um aumento de 8% em relação ao ano anterior, e planeja abrir cinco hotéis em 2025, com um investimento próximo a 210 milhões de euros em novos projetos e reposicionamento de ativos (Divulgação/Iberostar)
A divisão hoteleira, Iberostar Hotels & Resorts, registrou receitas de 2.180 milhões de euros, um aumento de 8% em relação ao ano anterior, e planeja abrir cinco hotéis em 2025, com um investimento próximo a 210 milhões de euros em novos projetos e reposicionamento de ativos (Divulgação/Iberostar)

O ano de 2024 foi positivo para o Grupo Iberostar. A companhia encerrou o período com receitas totais de € 4,4 milhões, um aumento de 17% em relação a 2023, resultado do crescimento de suas duas divisões: Iberostar Hotels & Resorts e World2Meet.

Sabina Fluxá, vice-presidente e CEO do Grupo Iberostar, destaca: “2024 foi um ano recorde para o Grupo Iberostar. Crescimento e rentabilidade caminharam juntos para impulsionar todas as áreas da nossa atividade. Em 2025, continuaremos a fortalecer os pilares essenciais da nossa estratégia empresarial: a qualidade na experiência do cliente e a formação e desenvolvimento de talentos, valorizando nosso modelo de turismo responsável”.

Nesse sentido, em 2024, a companhia incorporou 1.800 pessoas ao seu quadro de colaboradores, superando os 37.000 funcionários em escala global.

Novas aberturas e foco na experiência dos hóspedes

A divisão hoteleira, Iberostar Hotels & Resorts, que encerrou 2024 com 31.500 quartos em 100 estabelecimentos localizados em 14 países, destacou-se por seus resultados positivos e permanece como eixo central da rentabilidade do Grupo em nível global.

O aumento contínuo da demanda em mercados emissores-chave, somado a uma política de investimentos nos últimos anos, permitiu um crescimento do RevPAR (receita por quarto disponível) de 8% em relação a 2023, alcançando receitas totais de 2.180 milhões de euros, representando um crescimento de 8% em relação ao ano anterior, com um crescimento associado do EBITDA de 13%.

Com resultados positivos em todas as regiões, os dados globais foram especialmente impulsionados pelo excelente desempenho na região EMEA, onde o ADR (diária média) cresceu 9% em comparação a 2023, e o RevPAR teve um crescimento superior a 12%.

Phil Mc Aveety, CEO da Iberostar Hotels & Resorts, afirmou: “Na divisão hoteleira, os investimentos previstos para 2025 se aproximarão de 210 milhões de euros, reforçando nossa visão de longo prazo e o compromisso da empresa em oferecer novos destinos e experiências excepcionais para cada hóspede”.

Com um nível de satisfação dos hóspedes de 92% em 2024, a companhia foca sua expansão em novos destinos e em países onde já está presente, com a abertura de cinco novos hotéis à beira-mar. Além do JOIA Aruba by Iberostar, primeiro hotel da rede na ilha caribenha inaugurado em dezembro de 2024, a Iberostar abriu recentemente dois hotéis em Miami: Iberostar Waves Berkeley Shore e Iberostar Waves Miami Beach.

Está prevista também a inauguração de dois novos estabelecimentos na primavera da Europa: Iberostar Selection Es Trenc, em Maiorca, um hotel de estilo mediterrâneo nas Ilhas Baleares, e Iberostar Selection Mirage Hammamet, na Tunísia, o oitavo hotel da rede no país. Sob a marca Iberostar Cuba Hotels & Resorts, será inaugurado o Iberostar Selection La Habana, que se tornará o vigésimo hotel da cadeia em Cuba.

Em 2025, o grupo seguirá investindo na transformação de sua planta hoteleira na Espanha (Maiorca, Fuerteventura e Lanzarote), no México e na República Dominicana.

World2Meet

Já a divisão de viagens do Grupo Iberostar, World2Meet, encerrou um 2024 repleto de marcos. A companhia aérea World2Fly anunciou no fim de 2024 a incorporação de novas rotas internacionais, que começarão a operar em 2025: La Romana (República Dominicana) a partir de Madri, Ilhas Maurício (Oceano Índico) e Montego Bay (Jamaica), ampliando sua rede de conexões a partir dos aeroportos de Madri e Lisboa.

Em 2025, a companhia aérea irá incluir destinos já consolidados como Zanzibar e Uzbequistão, além da recente abertura de Cali no ano passado. Junto com a Newblue, seu tour operador de férias, ambos se posicionam como a companhia aérea e agência de turismo tour operador com a programação mais ampla do mercado para o Caribe, México, República Dominicana e Cuba, com um total de 20 frequências semanais durante o verão em voos diretos.

Além disso, o tour operador Newblue diversificou a sua programação com a inclusão de Madeira e Cabo Verde, dois destinos que fortalecem a sua oferta de férias. Por sua vez, o operador de circuitos do grupo, Kannak, também incluiu esses destinos em sua programação, consolidando, em 2024, seu lançamento na América Latina e em Portugal.

Além disso, graças à aquisição do receptivo DMC, do Grupo Despegar, BD Experience, e à aliança estratégica firmada com eles, a W2M fortaleceu a oferta de serviços no Caribe, tornando-se o parceiro prioritário para serviços receptivos no México e na República Dominicana.

No segmento de grandes viagens, a Icárion continua se destacando com a iniciativa “A grande viagem através do paladar”, que combina a paixão por explorar o mundo com o crescente interesse pela gastronomia, por meio de itinerários únicos liderados por embaixadores com estrelas Michelin. Além disso, a marca ampliou suas conexões aéreas para Índia, Sri Lanka e Turquia, reforçou sua aposta pela Lapônia como destino de destaque e aumentou sua oferta de viagens exclusivas para Peru, Costa Rica e Estados Unidos.

Por outro lado, a GRAND Azulmarino continuou expandindo sua rede de agências boutique por toda a Espanha, consolidando-se como a marca de referência para clientes sofisticados.

Por fim, o lançamento da New Travellers Uppers, uma nova marca voltada para viajantes exigentes e experientes, destacou-se como mais um marco no compromisso da W2M em oferecer pacotes completamente personalizados e de alta qualidade.

Tópicos relacionados