
A Iberostar Hotels & Resorts dá mais um passo rumo à neutralidade de carbono até 2030 ao se unir ao grupo de engenharia e tecnologia Sener para criar o BRAIAN, uma solução baseada em inteligência artificial que melhora o desempenho energético dos hotéis por meio da otimização do sistema de climatização, seu principal consumidor de energia.
BRAIAN (um jogo de palavras entre “brain” – cérebro – e inteligência artificial) reforça o compromisso da empresa com a ação climática, um dos pilares do movimento Iberostar Wave of Change, e atende a dois objetivos principais: alcançar uma economia de energia de 35% e reduzir em 85% as emissões de Escopo 1 e 2 até 2030.
Com o uso da inteligência artificial, o BRAIAN consegue prever com maior precisão o comportamento energético dos hotéis e otimizar sua operação por meio de um sistema que antecipa necessidades para uma melhor tomada de decisões. A ferramenta centraliza e analisa dados energéticos provenientes de diversas variáveis dos sistemas de gestão da rede, além de dados externos, como previsões meteorológicas, integrando todas essas informações em uma única plataforma.
Esse sistema permite, por exemplo, antecipar a presença de hóspedes em determinados espaços e ajustar previamente a climatização, ajudando a economizar energia sem comprometer o conforto térmico. Além disso, o BRAIAN atua como um operador virtual que trabalha em conjunto com os profissionais de serviços técnicos dos hotéis, facilitando seu trabalho diário.
A ferramenta, que será implementada em até cinco hotéis da rede em 2025, já está disponível no Iberostar Waves Royal Andalus (Cádis), Iberostar Waves Alcudia Park e Iberostar Selection Playa de Palma (Maiorca), e entrará em operação em breve no Iberostar Selection Cancún (México).
Para Álvaro Sánchez López, Diretor Global de Sustentabilidade, Integração e Impacto da Iberostar Hotels & Resorts, “este projeto reflete nosso compromisso com a inovação, com a sustentabilidade e com oferecer uma experiência excepcional aos nossos clientes. Temos um sólido plano de descarbonização de nossas operações, e o BRAIAN é uma peça fundamental nesse caminho. Além disso, valorizamos muito o suporte que ele proporciona à nossa equipe de manutenção.”
Por sua vez, Guillem Peris, diretor do projeto Respira da Sener, destaca que “a Iberostar adotou uma meta ambiciosa para reduzir suas emissões e avançar para um modelo mais sustentável, apostando na tecnologia e no uso de dados para alcançá-la. Ficamos felizes por termos sido escolhidos para contribuir com essa iniciativa. O BRAIAN é a materialização do compromisso da Iberostar com as novas tecnologias para levar seus hotéis ao mais alto nível de eficiência, aprimorando a experiência do cliente.”