Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria / Política

Linha de crédito com Fundos Constitucionais tem prazo prorrogado por até 12 meses

Fundo foi muito utilizado pela hotelaria

Fundo foi muito utilizado pela hotelaria

No início da noite desta quinta-feira (29) o Conselho Monetário Nacional publicou uma resolução que está sendo muito comemorada por empresários de todo o País. Nela, ele autoriza a prorrogação de parcelas dos financiamentos realizados com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro- Oeste (FCO) para atender os setores e atividades mais afetados pela pandemia da Covid-19.

Inicialmente, tais parcelas deveriam começar a ser pagas em janeiro, uma vez que quando a linha foi lançada, em abril de 2020, previa-se o início dos vencimentos quando terminasse o estado de calamidade. Com taxa de juros acessíveis (2,5% ao ano), os recursos são provenientes dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO).

De acordo com a resolução, as instituições administradoras destes fundos podem prorrogar por até 12 meses as parcelas com vencimento entre 1º de janeiro de 2021 e 31 de dezembro de 2021, incluindo as que já estão vencidas.

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional

Tal notícia está sendo muito comemorada no Turismo por um setor em especial, a hotelaria. O presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, destacou que esta alinha de crédito foi muito utilizada pela hotelaria e que vinha sendo demandado pelos seus pares para negociar junto ao governo federal para esta prorrogação. “Trabalhamos muito e conseguimos a paralisação do pagamento que teria que voltar agora em janeiro”, disse.

Linhares revelou que as negociações ocorriam desde janeiro e envolveram o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e tiveram apoio do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto e da equipe do Ministério da Economia. “Se não fosse esta prorrogação muitos hotéis poderiam fechar”, destacou Linhares. “Salvamos hoje muitos empregos”, finalizou.

Receba nossas newsletters