Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Hotelaria / Política

Maceió reabre hotéis, bares e restaurantes e investe na retomada turística

2- ordenamento na faixa de areia

Ordenamento na faixa de areia de Maceió (Divulgação)

Segurança sanitária, hospitalidade e estrutura agora fazem parte da rotina do setor em Maceió. Com a desaceleração da curva de contaminação da Covid-19, a capital alagoana avançou para a fase amarela do plano de retomada gradual das atividades econômicas, adotou um protocolo específico para os segmentos turísticos e agora se prepara para receber os visitantes com responsabilidade e organização.

A reabertura de hotéis, bares e restaurantes, praias, orla, atrativos naturais, passeios turísticos, receptivos, shoppings e academias, aliada à recuperação da malha aérea no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, que cresceu 35% em julho e deve chegar a 70% em dezembro, já começou e sinaliza o início da retomada da atividade turística em Maceió. O setor já conta com mais de 200 empreendimentos certificados pelo Selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo (MTur).

Norteadas pelo Protocolo Experimente Maceió, as adequações dos serviços são implementadas desde a chegada do turista nos portões de entrada do destino até o fim da estadia na capital. As medidas adotadas pelo setor, disponíveis no site experimentemaceio.com.br/maceioatevoce, estão pautadas na intensificação dos processos de higienização, no distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e no monitoramento da saúde dos colaboradores e visitantes.

“Maceió desponta entre os destinos brasileiros por apresentar critérios decisivos para o retorno do turismo. A preferência dos viajantes por experiências ao ar livre e de contato com a natureza e as curtas distâncias entre os pontos turísticos, por exemplo, são fatores que contribuem para a grande procura pela capital. Além disso, a adesão dos segmentos ao Protocolo Experimente Maceió e a certificação do governo federal aos estabelecimentos demonstra a credibilidade do destino para receber os visitantes. A Prefeitura de Maceió tem trabalhado no retorno da cadeia turística com muita cautela e responsabilidade, com ordenamento, fiscalização e investimentos em estruturação”, destacou o secretário de Turismo de Maceió, Jair Galvão.

Estruturação, ordenamento e fiscalização

Paralelamente às adaptações na iniciativa privada, a Prefeitura de Maceió adotou uma rotina rigorosa de desinfecção dos espaços públicos, sinalização das novas regras vigentes, orientação da população e fiscalização dos prestadores de serviços para o cumprimento das medidas preventivas do protocolo.

Ações estruturais e sanitárias desempenhadas pela gestão municipal, como as obras de saneamento e pavimentação no Litoral Norte, bem como a construção dos banheiros da orla e a revitalização do Mirante São Gonçalo, com início previsto para os próximos dias, também contribuem diretamente para a qualificação do destino e o desenvolvimento do turismo na capital.

Rede hoteleira qualificada

Com mais da metade dos estabelecimentos em funcionamento, a hotelaria da capital, considerada uma das mais modernas do Nordeste, implantou novos protocolos para receber os hóspedes em segurança. Check-in e check-out sem contato, manutenção e limpeza de aparelhos de ar condicionado, reservas antecipadas de mesas e áreas de lazer, limitação no uso dos elevadores, aferição da temperatura dos hóspedes e colaboradores, tapetes sanitizantes, desinfecção das áreas sociais e apartamentos e até serviço de UTI Móvel 24h foram adotados entre os hotéis da capital.

Bares, restaurantes e similares ao ar livre

Com funcionamento reduzido em 50% da capacidade e limitação de horário, os bares, restaurantes e similares da capital passam por um rigoroso processo de desinfecção dos ambientes, mobiliários e utensílios, além de adotar uma série de adequações no atendimento. Para garantir o distanciamento de dois metros entre as mesas e privilegiar a ventilação natural como medidas de prevenção, a Prefeitura de Maceió autorizou o uso de espaços públicos, a exemplo de calçadas e estacionamentos, pelos estabelecimentos.

Zonas livres nas praias e passeios seguros

As atividades comerciais na orla da capital e nas praias, além do tradicional passeio de jangada às piscinas naturais da Pajuçara, estão liberados com as adequações necessárias. A faixa de areia está dividida em pontos de apoio com limite do uso de material, distanciamento de três metros entre kits de praia e zonas livres de 20 metros para a circulação exclusiva dos banhistas. Já os passeios às piscinas devem respeitar o limite de ocupação de 50% da capacidade das jangadas, que são higienizadas a cada transporte de grupos da mesma família.

Receba nossas newsletters