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Hotelaria / Turismo em Dados

Cerca de 3 mil novos quartos estão previstos na oferta de resorts no país até 2025

rio quente

Ao todo são seis resorts em construção em praias e dois no Interior do Nordeste, totalizando 2.943 quartos (Divulgação/Rio Quente)

A Resorts Brasil acaba de lançar o relatório trimestral “Radar Resorts Brasil”, que traz a análise do primeiro trimestre de 2023. Os dados foram coletados junto aos associados, fazendo comparativos com o ano de 2021. Segundo o levantamento, a oferta de resorts no país tem um maior volume na Região Nordeste, com 53,9%; Sudeste, 23,8%; Sul, 14,6%, Centro-Oeste, com 7,5%; e Região Norte, com apenas 0,2% do total por número de quartos.

São 81 resorts de praia e 52 de interior no país, atualmente, totalizando 133 empreendimentos do gênero, que contabilizam 31.361 quartos. “Desejamos que o Radar Resorts Brasil contribua no momento da tomada de decisão dos investidores e gestores. Buscamos oferecer informações relevantes e confiáveis e, a cada nova edição do Radar Resorts Brasil, queremos surpreender o mercado com mais dados e mais engajamento dos associados” diz Ana Biselli Aidar, Presidente Executiva da entidade.

Incremento da oferta

Oferta de resorts no Brasil (Imagem: Resorts Brasil/reprodução)

Oferta de resorts no Brasil (Resorts Brasil/reprodução)

Ao todo são seis resorts em construção em praias e dois no Interior do Nordeste, totalizando 2.943 quartos. Destes resorts, um, com 405 quartos tem previsão de abertura até 2023. Há ainda, dois, com 384 quartos, que serão abertos até 2024 e, até 2025, há previsão de abertura de mais cinco com empreendimentos 2.154 quartos. Em 2024 um resort será implementado no Sudeste, e um no Interior do Sul, com 564 quartos e inauguração prevista para 2025.

“A ajuda das empresas parceiras é fundamental para garantir um conteúdo sólido para os associados. Estamos muito satisfeitos com o resultado final e esperamos aprimorar ainda mais as informações que trazemos no Radar”, afirma Marcelo Picka Van Roey, presidente da Resorts Brasil.

Satisfação do cliente

Em parceria com a myHotel, o levantamento apresenta os indicadores de reputação online dos 60 resorts associados à Resorts Brasil no período de janeiro a dezembro de 2022, em comparação com o mesmo período em 2021. Os dados se baseiam em informações públicas das OTAs (Online Travel Agency) coletados por meio do software de gestão da experiência do hóspede da myHotel e selecionados os reviews do Tripadvisor, Booking.com, Expedia e Decolar.

Para os resorts no Brasil o público familiar representa mais de 70% dos seus hóspedes em comparação com 48% da média hoteleira na América Latina como aponta estudo recente de myHotel realizado com mais de 500 hotéis de diferentes perfis.

A nível nacional, resorts de praia e do interior a Localização, Serviço e Limpeza possuem médias de 4,4, já o preço tem avaliação de 3,9. O Net Promoter Sscore, medido por uma escala numérica que vai de 0 a 10, tem média (+ de 70%) de mais de 65 pontos em 2022, no ano anterior o índice era de 66% para o perfil de hóspede Promotor. Já no perfil Passivo, o índice NPS +60 fica em 20%, contra 19% do ano anterior. E no quesito hóspede de perfil Detrator o numero de pontos NPS +60 é de 10% em 2022, contra 15% em 2021.

(Imagem: reprodução/Resorts Brasil)

Avaliação dos estabelecimentos com base na opinião pública (Reprodução/Resorts Brasil)

“De maneira geral, o ciclo de 2022 foi fechado com uma significativa melhora na percepção do hóspede em relação aos serviços oferecidos pelos resorts. As experiências que são proporcionadas nos resorts ajudam na interação dos hóspedes com as equipes e possibilitam uma melhor leitura do nível de serviço em tempo real que, aliado ao cuidado redobrado na capacitação do time, resultam em um ciclo virtuoso para todas as partes envolvidas.

O grau de exigência do cliente segue evoluindo e isso também exige que os resorts fiquem atentos às tendências e usem a criatividade para aumentar a qualidade em tudo o que é oferecido, uma vez que o hóspede utiliza boa parte do tempo dentro
do próprio resort”, diz Marcelo.

Desempenho

Em 2022, a amostra total de resorts analisados na seção Desempenho representa aproximadamente 27 resorts e 10.597 quartos. Em relação aos resorts nacionais, a taxa de ocupação Brasil total de 2022 foi de média de 60%, já no quarto trimestre o índice ficou em 64% e acumulado de janeiro a setembro foi de 59%.

O Trevpar total foi de R$1.005, já quarto trimestre ficou em R$1.096 e no acumulado de Jan-Set em R$974.Isso representa alta de 52%, 53% e 52% respectivamente, para cada categoria de Trevpar em comparação com 2019.

O Trevor, por sua vez, no ano de 2022 foi de R$1.666; no quarto trimestre de R$ 1700 e no acumulado de Jan-Set, de R$1654. Isso representa alta de 39%, 41% e 38%, respectivamente, para cada categoria comparada com 2019.

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