A campanha da Black Friday deste ano foi considerada histórica pela Meliá Brasil. Os 12 hotéis da rede no Brasil – em São Paulo, Campinas e Brasília – registraram um crescimento de receita de 42,74% em relação à 2022, e 57,27% em relação à 2019. Essa diferença maior entre os anos, mostra que o ano passado já havia superado 2019 e agora voltou a superar 2022.
A estratégia de campanha incluiu a venda de Black Friday de 17 a 26 de novembro, mais a implementação de Cyber Monday no dia 27, com prorrogação até o dia 28. Cerca de 91,5% das reservas emitidas para os hotéis no Brasil utilizaram as tarifas de membros do programa MeliáRewards. E os principais mercados emissores foram para o Brasil, Estados Unidos e Espanha.
“Esses resultados mostram, principalmente, um peso maior para o cliente direto, e mostra uma tendência “bleisure” destes destinos, antes considerados somente corporativo”, comenta Gustavo Santana, Head de Marketing e Distribuição, para a América do Sul da Meliá Hotels International.
Shows do RBD, Red Hot Chilli Pepper e da Taylor Swift, que aconteceram neste período em São Paulo, além de Paul MacCartney em Brasília, ajudaram a impulsionar as vendas, já que 45% destas vendas foram para dezembro (fim de ano e festas); 35% para o próprio mês de novembro (shows e eventos culturais nas cidades); 6,5% para janeiro (férias;) e 5,5% para março (Lollapalooza).