Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria / Política

MTur assina acordo para criação de nova Ficha Nacional de Registro de Hóspede

hotel hotelaria

Nova Ficha Nacional de Registro de Hóspede deve unificar as informações dos turistas

O Ministério do Turismo e o Serpro assinaram um acordo de cooperação técnica visando a estruturação de propostas e o desenvolvimento de soluções tecnológicas que aprimorem as atividades turísticas no país. Entre as medidas acertadas está a criação da nova Ficha Nacional de Registro de Hóspede, que deve unificar as informações dos turistas, desde o check-in em hotéis e atrativos turísticos até a captura de informações para a construção de roteiros com guias e outras opções.

Objeto de pauta do MTur desde 2019, a ideia é fazer com que ela se torne uma declaração digital, trazendo benefícios tanto para o turista, quanto para os empresários da rede hoteleira. Com o documento, o governo federal pode coletar informações que identifiquem o perfil do turista e as taxas de ocupação de cada região, atuando na melhoria da elaboração de políticas públicas.

Atualmente, para se hospedar em qualquer hotel ou pousada pelo país, os turistas devem preencher a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes. Ela conta com informações como o tempo de permanência no destino, o número de acompanhantes, o meio de transporte e o local de residência, entre outros dados. O envio dessas fichas é obrigatório para todos que atuam legalmente e possuem, portanto, registro no Cadastur.

Mais ações

Além da ficha, o acordo revê outras ações, como o incentivo à inovação; uma linha de atuação para a promoção nacional dos atrativos turísticos brasileiros; a produção de conteúdo que possam ser utilizados pelos destinos nas redes sociais e o subsídio de pesquisas na área acadêmica. Ainda segundo o documento, a parceria fornecerá ao mercado e ao turista informações de qualidade sobre oferta turística brasileira.

Outro benefício do acordo deve ser a ampliação do uso da inteligência de mercado no turismo para fins promocionais. O documento também prevê o desenvolvimento de um aplicativo, onde será realizada a coleta de dados para o direcionamento de investimentos e políticas públicas com indicadores estratégicos.

Receba nossas newsletters