Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

“Operação dos hotéis independentes sequer cobre os custos”, afirma Manoel Linhares

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional

Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional

Se grandes redes hoteleiras foram afetadas pelos efeitos da pandemia de Covid-19, este cenário foi ainda mais desafiador para hotéis independentes, que não contam com a cobertura de uma grande marca para enfrentar a crise. As mudanças provocadas pelo período reforçaram a necessidade de o segmento se tornar mais eficiente e competitivo para garantir a sobrevivência.

Mas essa competitividade esbarra em fatores como baixa ocupação neste cenário de pandemia.  “Há muitos hotéis e pousadas fechados ou funcionando com severas restrições. Estamos em contato permanente com os hoteleiros por todo o país e todos são unânimes em afirmar que os prejuízos são incalculáveis. A ocupação média não chega a 15%, o que sequer cobre seus custos”, afirma Manoel Linhares, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional)

Linhares destaca a retomada lenta com movimento restrito ao fim de semana. “A retomada tem sido bastante lenta. O setor tem sentido um pequeno aumento na demanda durante os finais de semana, nos hotéis próximos aos grandes centros, mas com as restrições ao número de hóspedes em alguns municípios. Esse movimento ainda é residual e nenhum hotel sobrevive apenas com venda de hospedagem nos finais de semana”, ressalta

A entrevista completa com Manoel Linhares você confere na revista especial do M&E para o Abav Collab. A edição conta com um guia da retomada, com informações sobre destinos e opiniões de lideranças do Turismo.

Receba nossas newsletters