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Hotelaria / Turismo em Dados

Pesquisa aponta cenário otimista para a hotelaria em 2024

hotel quarto nik lanus unsplash Pesquisa aponta cenário otimista para a hotelaria em 2024

Em relação à ocupação hoteleira, a pesquisa observou um cenário que chega a ser 5% superior ao de 2019, na América do Sul e na América Central (Divulgação)

Os principais resultados do estudo Orçamentos Hoteleiros 2024 foram apresentados durante reunião do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) por Pedro Cipriano, conselheiro e sócio da Noctua. A análise traz os dados de indicadores setoriais a partir de 2020 a fim de compor as expectativas para 2024 e, ainda, orientar os empresários sobre o que fazer para melhorar a atuação no próximo ano.

Em relação à ocupação hoteleira, a pesquisa observou um cenário que chega a ser 5% superior ao de 2019, na América do Sul e na América Central — enquanto em outras regiões do mundo, os índices seguem entre 4% e 5% abaixo do patamar de pré-pandemia. “A demanda gerada por empresas de pequeno e médio portes no turismo corporativo tem ajudado a dar tração em termos de volume”, afirmou Cipriano.

O incremento das ações do setor hoteleiro foi outro ponto positivo, com valorização média 28% acima do desempenho de 2019, especialmente entre os principais grupos de presença global, como Marriott, Hyatt, Hilton e Wyndham. “Durante a pandemia, falava-se a respeito de uma eventual quebra do mercado hoteleiro e de que jamais teríamos a mesma performance. Observando esses números, constatamos que a confiança no Turismo predominou, e o valor das empresas é um sinal desse otimismo”, sinalizou.

Em São Paulo

Cipriano ainda falou um pouco acerca das perspectivas da hotelaria em São Paulo. Em 2023, a cidade alcançou taxas de ocupação muito próximas às de 2019. Para a realização do estudo, foram ouvidos profissionais de mais de 400 empreendimentos hoteleiros em 23 Estados e 148 cidades brasileiras. “Quebrando o mix de ocupação em diferentes segmentos. No lazer, o desempenho já é até superior, especialmente aos fins de semana”, afirmou.

Apesar do mercado corporativo, como um todo, ainda depender de uma melhora na economia para se recuperar totalmente, ele ressaltou o impacto positivo que os eventos causam à conjuntura. “O segmento de eventos vem permitindo ‘estilingadas’ como nunca se viu no Turismo paulistano ao longo dos últimos anos — parte por um represamento de tudo o que não aconteceu durante a pandemia, mas também por um entendimento de que esses eventos vão continuar sendo uma atividade bastante relevante ao nosso mercado”, destacou.

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