Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria / Serviços / Tecnologia

Ramada Encore Berrini se torna primeiro hotel a possuir um robô de serviço

Fernanda Schaper, gerente geral do Ramada Encore Berrini, junto com o robô

Fernanda Schaper, gerente geral do Ramada Encore Berrini, junto com o robô

O Ramada Encore Berrini, localizado em São Paulo, cuja abertura está definida para o próximo dia 13 de novembro, tornou-se o primeiro hotel do Brasil a possuir um robô focado no atendimento a hóspedes. Dotada de inteligência artificial, a Rebeca Berrini, nome dado ao robô do hotel, está apta a exercer funções de concierge, podendo fornecer informações sobre a hospedagem, horários de funcionamento do A&B do hotel, dar indicações de restaurantes e passeios na região e dar dicas de acesso à rede Wi-Fi.

“Com certeza, a Rebeca Berrini será uma novidade para nossos clientes e, certamente, fortalecerá a construção da imagem de nossa marca, enfatizando a inovação da Vert Hotéis frente à concorrência”, celebra Fernanda Schaper, gerente geral do Ramada Encore Berrini.

De acordo com Bruno Guimarães, diretor de Marketing e Vendas da Vert Hotéis, o software utilizado pelo robô permite o desempenho de tarefas repetitivas. “A inteligência artificial já é uma realidade, estando presente em diversos setores da indústria brasileira, influenciando nosso dia-a-dia”, afirma. “A Rebeca Berrini contribuirá para a nossa produtividade, realizando serviços corriqueiros do hotel, otimizando processos e permitindo que nossos outros colaboradores possam se dedicar e cuidar de tarefas mais focadas na experiência do hóspede”.

A máquina está decorada com um adesivo com a logomarca do Ramada Encore e um crachá de identificação com o seu nome. Programada para circular com autonomia pelo lobby do hotel, ela possui sensores de toque, presença e movimento que possibilitam-na desviar de obstáculos. O robô utiliza uma plataforma de hardware com capacidade de interpretação de voz e fala.

Para ser servido pelo robô, o hóspede tem que se aproximar da máquina e dizer o que precisa. Pode pedir informações gerais sobre o hotel e seus serviços. Rebeca não atende a pedidos de itens e também não efetua entregas. O robô ainda realiza uma pesquisa de opinião, perguntando, também pela tela, como a pessoa avalia sua estadia no hotel. Se receber cinco estrelas, a máquina comemora com uma expressão de felicidade e ainda manda um “tchau”.

Receba nossas newsletters