
Carolina Mescolin, gerente geral do JW Marriott Rio de Janeiro, com Luis Calainho, Alfredo Lopes e Xanda Calafiori, da Blue Note Rio (Divulgação/Arteiras Comunicação)
Nesta terça-feira (9), se encontraram no JW Marriot Rio de Janeiro, diretores e gerentes gerais da hotelaria da capital do estado. Durante o almoço, os executivos receberam convidados envolvidos com importantes eventos do calendário da cidade.
“O HotéisRIO sempre trabalhou para a consolidação de um calendário de eventos que atraia turistas de lazer e de negócios, e fortaleça toda a cadeia produtiva que gira em torno do turismo. Hotelaria é a quarta maior arrecadadora de ISS do município, se o setor vai bem, todo o Rio ganha”, destacou o presidente do Sindicato dos Meios de Hospedagem, Alfredo Lopes.
Réveillon e Carnaval na cidade maravilhosa
O cenógrafo e diretor de criação Abel Gomes falou sobre as recentes mudanças na celebração da virada do ano no Rio. “A transmissão da programação pela TV Globo reposicionou o Réveillon do Rio. Planejamos anunciar em agosto os artistas que farão os shows musicais e tenho certeza de que cariocas e turistas ficarão motivados”, compartilhou Gomes.
Na reunião, além do Réveillon, o Carnaval também foi abordado. O diretor de Relações Institucionais da Liesa, Helio Motta, salientou o que representa o acréscimo de uma noite de desfiles. “Um dia adicional gera um incremento de R$ 88 milhões na economia da cidade e 120 mil novos ingressos. Sem falar nas oportunidades de trabalho”.
“A Ticketmaster vendeu ingressos para 120 países em 2024. Foram 20 mil empregos diretos e 60 mil indiretos. A mudança da Apuração para a Cidade do Samba foi um grande passo. Se mostrou uma das maiores audiência da programação da TV Globo esse ano. E virão outras novidades”, continuou.
“A Cidade do Samba deixa de ser uma unidade de fabricação de alegorias para se tornar uma unidade de negócios, com programação durante todo o ano. A gestão do Gabriel David é marcada por jovens disruptivos que querem inovar e trazer as melhores experiências. Nós queremos aprimorar a jornada com o sambista, com o turista”, finalizou.
A secretária municipal de Turismo, Daniela Maia, destacou ainda que “em 2023, o Rio recebeu 1,3 milhão de visitantes estrangeiros e 16 milhões de brasileiros” durante a época de folia, e que essa época está “entre os principais temas de interesse para os turistas: o mundo do Carnaval”.
Hotelaria e formalização dos negócios
A secretária, Daniela Maia, também comentou sobre a importância dos meios de hospedagem formalizados. “Estivemos em Paris, estamos vendo o que acontece em Barcelona, Lisboa, Nova York, onde os gestores municipais vêm restringindo a locação de curto prazo em unidades residenciais nas áreas turísticas a partir da implantação de cadastramentos e multas altíssimas. Já estamos conversando com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico sobre a questão”, explicou.
O sócio-diretor do Blue Note Rio e São Paulo, Luis Calainho, também participou do encontro e enfatizou a importância da casa no Rio de Janeiro. “É uma casa que faz diferença no Rio. Reúne a excelência da música: Jazz, MPB, Samba Raiz, Bossa Nova. Não há no mundo um país com a riqueza musical do Brasil. E o Rio de Janeiro é o grande palco”, disse.
“Cariocas e visitantes não podem perder a Blue Experience. Bossa Nova tem um lugar especial na programação. Além das noites de quarta-feira dedicadas à Bossa Nova, em janeiro de 2026 vamos inaugurar uma megaexposição sobre o estilo musical”, finalizou o sócio.