
Chef Léo Moreira, do Resort Arcobaleno criou o croquete de vatapá com camarão (Divulgação/ArcobalenoResort)
A nova edição do Festival Raízes de Porto Seguro está de volta. O evento – que movimenta a região, oferecendo a moradores e turistas uma explosão de sabores e o melhor da culinária local –, começou no passado dia 11 e segue até o dia 30 deste mês.
Esse ano, o festival tem como tema “Ancestralidade Africana”. Com isso em mente, os estabelecimentos participantes foram desafiados a preparar receitas exclusivas que reverenciam nossas raízes. Para a ocasião, o chef Léo Moreira, do Resort Arcobaleno – que, em 2021, conquistou o primeiro lugar na categoria prato principal –, criou o croquete de vatapá com camarão.
“Quisemos inovar e sair do tradicional. É um petisco fácil de comer e combina com vários drinques”, diz Léo. A receita, que une a cremosidade marcante do vatapá à crocância do croquete, também inclui alioli de coentro.
O evento está sendo realizado de forma simultânea em Porto Seguro, Arraial D’Ajuda, Trancoso, Caraíva e Vale Verde e inclui apresentações culturais, degustações, cozinha show e feira de produtos locais. O prêmio é dividido em seis categorias: prato principal, petiscos, pizzas e lanches, sobremesas e sorvetes, café da manhã e drinques.
A abertura aconteceu na Passarela da Cultura, na cidade de Porto Seguro, e teve aula-show comandada pela chef Dona Carmem Virgínia, da Escola Gastronômica.
No dia 26, Caraíva receberá o “Raízes Culturais”, que reunirá música tradicional e degustação de diversos pratos a preços populares.
Resort Arcobaleno