Câmbio:

Idiomas:

Resorts Brasil aposta em inovação e tecnologia para expandir o segmento MICE

Foto de Ana Azevedo

Ana Azevedo

Publicado - 26/05/2025 - 14:08

Ana Biselli Aidar e Aline Conti, da Resorts Brasil
Ana Biselli Aidar e Aline Conti, da Resorts Brasil (Ana Azevedo/M&E)

SÃO PAULO – A Resorts Brasil reforçou, nesta segunda-feira (26), em encontro no Innovation Talks, no Palácio Tangará, em São Paulo, sua estratégia para fortalecer o segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), que representa até 70% do faturamento de alguns resorts associados, segundo Aline Curti, coordenadora de Feiras e Eventos da entidade. Realizado em parceria com a R1, o evento consolida a inovação e a tecnologia como pilares estratégicos da associação.

“Já realizamos encontros corporativos desde 2018, mas agora buscamos dedicar o tema mais à inovação, que é um dos nossos eixos estratégicos”, afirmou Ana Biselli Aidar, presidente executiva da Resorts Brasil. A parceria com a R1, fornecedora de tecnologia, possibilitou alinhar interesses e consolidar o “Talks”, evento focado exclusivamente em inovação e tecnologia.

Vale ressaltar, que a associação desenvolve um processo contínuo para aprimorar a relação entre fornecedores e clientes no setor MICE. “Queremos construir soluções junto com os clientes, focando em inovação e tecnologia para aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços oferecidos pelos resorts”, explicou Ana.

A curadoria de participantes para o Innovation Talks é feita pelos próprios resorts, que indicam clientes estratégicos. “Preparamos toda a estrutura para que eles possam convidar os clientes e entregar resultados concretos”, acrescentou Ana.

Crescimento da Resorts Brasil e foco em ESG

O evento promoveu um espaço digital para os participantes apontarem suas opiniões e necessidades em relação ao mercado (Ana Azevedo/M&E)
O evento promoveu um espaço digital para os participantes apontarem suas opiniões e necessidades em relação ao mercado (Ana Azevedo/M&E)

Atualmente, a Resorts Brasil conta com 77 associados, ante 50 antes da pandemia. Segundo Ana, há uma percepção de maior engajamento e envolvimento por parte dos membros da entidade nos eventos. A estratégia da Resorts Brasil busca oferecer aos associados uma plataforma eficiente para contato com potenciais compradores.

“Em vez de fazer uma visita individual para dez clientes, ele encontra 20, 30 ou 40 qualificados no encontro”, explicou Aline Curti. A associação também passou a oferecer capacitação, visando preparar os executivos e gestores para aproveitarem melhor essas oportunidades comerciais.

Apesar do avanço, a participação não é total: dos 77 associados, 35 estiveram nesta edição. “O crescimento depende da estratégia de cada um, não interferimos nisso”, disse Aline. Muitos resorts focados em lazer também atuam no universo MICE como destinos de incentivo.

Além do segmento MICE, a Resorts Brasil tem reforçado temas como ESG (ambiental, social e governança) e qualidade como diferenciais competitivos. “Fizemos uma longa jornada em ESG e agora queremos aprofundar o tema da inovação junto com os clientes corporativos”, afirmou Ana.

A associação planeja ampliar seu portfólio de ações e intensificar o engajamento dos associados, reafirmando seu papel como articuladora estratégica do segmento MICE no Brasil. “Estamos iniciando uma construção conjunta com o cliente, não apenas encerrando um evento. O que aprendemos aqui dá início a uma nova etapa”, concluiu Ana.