Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Hotelaria / Turismo em Dados

Rio de Janeiro registra 78% de ocupação hoteleira para feriadão de Tiradentes

Carnaval carioca continua sendo o mais atraente para os turistas durante o período

Turistas domésticos respondem por 86% das reservas para o período

ABIH-RJ e HotéisRIO divulgaram a pesquisa de ocupação para o segundo Carnaval de 2022, de 21 a 24 de abril, que também inclui o feriado de Tiradentes (dia 21) e o de São Jorge (dia 23). Segundo o levantamento, até o momento a rede hoteleira do município do Rio de Janeiro registra uma média de 78% dos quartos reservados para o período.

Barra da Tijuca/São Conrado ocupam a primeira posição, com 80,60%, com Ipanema/Leblon em segundo com 79,29% e Leme/Copacabana em terceiro (77,64%). Depois vêm Flamengo/Botafogo (72,09%) e Centro (71,28%).

No interior a média é ainda melhor, com 90,26% de quartos reservados. A Costa do Sol abre a lista com Arraial do Cabo (96,80%), Cabo Frio (93,50%) e Armação dos Búzios (93,40%). Paraty tem 92%; logo depois, um empate entre Itatiaia/ Penedo e Macaé, com 91,50%. Logo depois aparece Miguel Pereira (91,40%) e Teresópolis (91%), seguidos de Angra dos Reis (90%). Vassouras registra 88,70%, Valença/ Conservatória, 88,10%, Rio das Ostras, 87,20% e Petrópolis 80,20%.

“Saímos de um feriado da Semana Santa com números excelentes e mantivemos o nível no Carnaval. Fora todo o simbolismo da volta desta festa, que é o maior espetáculo do mundo, os números representam que estamos trilhando o caminho certo para a retomada total das atividades, tendo o turismo como a locomotiva que irá gerar desenvolvimento econômico e social para o nosso estado”, disse o secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves.

MERCADOS EMISSORES – Turistas domésticos respondem por 86% das reservas. A maior parte vem de São Paulo, seguido por Minas Gerais; em terceiro estão os turistas do próprio Rio de Janeiro, com os capixabas na quarta posição. No entanto, já é possível observar um retorno gradual dos turistas estrangeiros, que representam 14% dos hóspedes. A maior parte tem origem nos Estados Unidos, seguidos de Argentina, Chile e Colômbia.

“Acreditamos que os números de ocupação vão aumentar ainda mais. Nossa expectativa é de que, até o dia do início do Carnaval, chegue a 85%. Após dois anos sem desfiles e blocos, o público quer voltar a desfrutar dos encantos da Cidade Maravilhosa”, disse o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes.

Receba nossas newsletters