Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Hotelaria

Setor hoteleiro global pode reduzir emissões alimentares em 30% até 2030

unnamed Setor hoteleiro global pode reduzir emissões alimentares em 30% até 2030

Erika Harms, e Glenn Mandziuk, CEO da World Sustainable Hospitality Alliance (Divulgação)

Um relatório inédito aponta que a indústria global de hotelaria tem potencial para reduzir em 30% suas emissões relacionadas à alimentação até 2030. O estudo, intitulado “Descarbonizando os sistemas alimentares dos hotéis”, prevê uma diminuição anual de até 70 milhões de toneladas de CO2, destacando o papel estratégico dos hotéis na transformação dos sistemas alimentares.

Produzido pela World Sustainable Hospitality Alliance, Iberostar Hotels & Resorts, Sustainable Markets Initiative e Systemiq, o relatório sugere que tecnologias como rastreamento de desperdício e uso de inteligência artificial podem reduzir perdas em até 50%. A indústria, que representa 1% das emissões da produção alimentar e gera 3% do desperdício global de alimentos, é instada a adotar práticas sustentáveis, otimizando o uso de energia e reformulando processos de aquisição.

Os dados foram discutidos na Cúpula Anual da Aliança, realizada em outubro nos EUA, com representantes de mais de 55.000 hotéis e 300 marcas globais. Glenn Mandziuk, CEO da World Sustainable Hospitality Alliance, classificou o estudo como um marco para o setor.

“Este relatório é um divisor de águas, essencial para garantir o futuro da indústria e promover iniciativas sustentáveis na alimentação. A Aliança lança um apelo à ação para fomentar colaborações e enfrentar os desafios climáticos”, afirmou Mandziuk.

Erika Harms, Diretora de Sustentabilidade da Iberostar, destacou que a responsabilidade pela mudança está com o setor. “Além de melhorar processos e infraestrutura, é fundamental compartilhar boas práticas e adotar uma visão mais ampla nos destinos. Na Iberostar, já avançamos em gestão de resíduos e transições energéticas, mas estamos apenas no começo”, comentou.

Soluções e impacto global

O relatório também foi apresentado na COP29, junto aos Indicadores-Chave de Desempenho de Sustentabilidade Universal, enfatizando o papel da hotelaria na ação climática. A Sustainable Markets Initiative, co-presidida por Glenn Mandziuk, elogiou os avanços e reforçou a importância de um roteiro claro para o setor.

Jennifer Jordan-Saifi, CEO da Sustainable Markets Initiative, afirmou que o estudo oferece diretrizes replicáveis. “Os esforços estabelecem uma base para que outros setores também possam transformar seus sistemas alimentares, reduzir emissões e proteger a natureza”, destacou.

Entre as práticas sugeridas estão a adoção de sistemas alimentares circulares, redução de plásticos descartáveis e implementação de diretrizes de compras conjuntas. A Aliança espera impulsionar mudanças sistêmicas por meio de um comitê especializado na cadeia de suprimentos e programas de aceleração para ampliar a sustentabilidade no turismo global.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.