Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Hotelaria

Setur-DF e ABIH-DF lançam ‘Manual de Boas Práticas’ para combater Covid-19

Brasília, 25.06.2020// Cerimônia de lançamento do protocolo de segurança para a rede hoteleira no CAT (Centro de Atendimento ao Turista) Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes. Na imagem Vanessa Mendonça (Secretária de Estado de Turismo do DF). Foto Claudio Gerber/Setur-DF

Vanessa Mendonça, secretária de Estado de Turismo do DF (Claudio Gerber/Setur-DF)

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal e a ABIH-DF lançaram nessa quinta-feira (25) o “Manual de Boas Práticas no Combate à Covid-19”, que irá orientar todo o setor hoteleiro da capital federal para evitar a disseminação da doença por meio de protocolos que visam a proteção de seus colaboradores e hóspedes. A iniciativa, inédita ao unir a entidade ao governo local para a produção do manual, se soma a uma série de medidas promovidas pelo governo do DF e pela iniciativa privada.

O manual foi elaborado a partir das recomendações expedidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e com base em decreto distritais e federais para organizar boas e adequadas práticas no DF para restabelecimento das operações hoteleiras, conferindo uma maior segurança e confiabilidade aos hóspedes e colaboradores nas operações da rede hoteleira.

“Fomos a primeira cidade a adotar o isolamento social, fomos pioneiros em lançar uma medida de proteção para os profissionais que estão lidando diretamente com a Covid-19 – o Programa Acolher. Nós precisávamos ter um olhar atento sobre essa volta e nos unimos para pensar em uma retomada com todo cuidado e cautela, por isso, estamos aqui para lançar o Manual, reafirmando mais uma vez a confiança e o compromisso do Governo do Distrito Federal com toda nossa população no combate a essa pandemia”, disse Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF.

Para Adriana Pinto, presidente da ABIH-DF, o material é fundamental para o setor, pois atende todos os departamentos da hotelaria – do check-in e governança aos funcionários de manutenção, limpeza, entre outros. “A nossa associação conta com 39 hotéis, 11.718 leitos, e o setor recebeu a iniciativa muito bem. Encontramos uma forma de traduzir a legislação em medidas práticas e objetivas, separando por departamentos e em uma linguagem acessível”, disse.

Os protocolos englobam sete pontos: alimentos e bebidas, higiene geral, limpeza e higienização de ambientes, comunicação, monitoramento das condições de saúde no ambiente de trabalho, recepção de hóspedes, e questões gerais que tratam sobre a disponibilização da cartilha preparada pelo Ministério da Saúde.

Cláudia Maldonado, presidente do Brasília Convention & Visitors Bureau, também esteve presente na cerimônia. “Somos uma cidade cidadã, isso está no nosso coração e o nosso governo teve as atitudes certas. Isso faz com que a gente tenha certeza que o melhor lugar para estar é a nossa casa, mas se for para sair o melhor destino é Brasília”, disse.

Receba nossas newsletters