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Destinos / Hotelaria / Política

SPturis e Fecomercio firmam parceria para monitorar atividade turística em São Paulo

Luiz Alvaro, presidente da SPTuris (Foto: Foto: Daniel Deak / SPTuris)

Luiz Alvaro, presidente da SPTuris (Foto: Foto: Daniel Deak / SPTuris)

A SPTuris e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) assinaram no fim de maio um termo de cooperação com o objetivo de produzir números e indicadores de relevância e de credibilidade para o setor na cidade de São Paulo.

Com a parceria, haverá ações conjuntas e de apoio mútuo para o monitoramento da atividade turística na capital paulista, com coleta, compartilhamento, análise e divulgação de pesquisas e dados do setor de turismo e eventos paulistano.

“O intercâmbio facilita a análise de dados e o planejamento de novas ações tanto pelo setor público quanto pelo privado. As informações e números são muito importantes para o momento de retomada do turismo e dos eventos”, afirma, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, presidente da SPTuris.

Como primeiro resultado da parceria assinada, o Conselho de Turismo da FecomercioSP e a SPTuris lançaram o Índice Mensal de Atividade do Turismo (IMAT-SP), um novo indicador do setor, específico da cidade de São Paulo, que acompanhará o desempenho do turismo da capital paulista.

Para a análise serão consideradas cinco variáveis: estoque de empregos diretos no setor, faturamento do turismo na cidade movimentação de terminais rodoviários, movimentação dos aeroportos (Congonhas e Guaurulhos) e taxa de ocupação hoteleira.

Dados mostram tendências e recuperação lenta

O IMAT será como um termômetro do setor, mostrando tendências aos empresários, consumidores, que poderão planejar estratégias de recuperação dos negócios.

No começo de 2020, o IMAT apresentou o patamar de 89,9 em fevereiro – o índice tem como base 100, usada como referência de comparação em janeiro de 2020. Com o início da pandemia, em março caiu para 65,2 e despencou para 27,2 em abril, a pontuação mais baixa registrada.

IMAT SP

Depois da queda brusca, ao longo do ano passado o turismo paulistano apresentou lenta recuperação, alcançando o melhor momento em dezembro de 2020, quando chegou ao patamar de 58,9 pelo IMAT.

Entretanto, voltou a cair novamente na virada de ano com o surgimento da “segunda onda” de casos de coronavírus no Brasil, e chegou a 38,9 em abril de 2021.

Com a reabertura gradual das atividades econômicas e flexibilizações do comércio, os dados nos próximos meses poderão ser mais positivos e indicar a retomada lenta do setor embora o dado de maio possa ser mais baixo que o de abril, refletindo o prolongamento da fase de transição.

Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, reforça a importância do novo indicador. “O desenvolvimento deste índice é mais um resultado do esforço conjunto de diferentes atores interessados na plena recuperação do turismo, produzindo informações que subsidiem análises e reflexões para o desenho das estratégias mais adequadas à cidade de São Paulo”, disse.

Mariana Aldrigui presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP

Mariana Aldrigui presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP

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