O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) comemora mais um marco e inaugura uma “nova era na hospitalidade”. Mais de 5 mil propriedades espalhados por mais de 80 países nos principais destinos da Europa, África, Américas e Ásia-Pacífico, adotaram seu programa ‘Hotel Sustainability Basics’ (Basics).
“É mais do que apenas um marco. Demonstra a prontidão da Travel & Tourism para abraçar a sustentabilidade globalmente. Esta iniciativa une hotéis, parceiros do setor e padrões de sustentabilidade para criar um futuro resiliente, responsável e amigo do planeta”, enfatizou Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC.
Esse programa, de verificação independente, foi criado para orientar os hoteleiros em seus passos iniciais em direção à sustentabilidade aprimorada, capacitando-os com critérios abrangentes de 12 etapas para reduzir as emissões de carbono, energia, água e gerenciamento de resíduos.
Marcas renomadas de hotéis, como o Jin Jiang, um dos maiores grupos hoteleiros do mundo, o gigante europeu Louvre Hotels Group, Choice Hotels, Radisson Hotel Group e Accor, adotaram o Basics.
Expansão do programa
O Conselho de Turismo do Japão fez parceria com o WTTC por meio de sua Iniciativa de Turismo Sustentável do Japão (JSTi) para apoiar o lançamento do Basics em todo o país. Um programa piloto prepara o terreno antes de estender a iniciativa a todos os provedores de acomodação japoneses.
Nas Filipinas, o Tajara Hospitality Group e a Greenview fizeram parceria com o órgão global de turismo no lançamento no mercado do Basics por meio de seu evento anual de hospitalidade sustentável PhilHost.
O Basics também deve se expandir em toda a Índia com o apoio dos membros do WTTC The Indian Hotels Company Limited, Radisson India, WTTC India Initiative, Hotel Association of India e a principal agência de viagens online do país, MakeMyTrip.
A Travel + Leisure agora é um apoiador oficial, ajudando a alavancar o Hotel Sustainability Basics em seu portfólio.
Para atender à demanda internacional, o Basics também está disponível em inglês, francês, espanhol e japonês.
Empresas independentes de gestão hoteleira e provedores de acomodação exclusivos também deram seus primeiros passos em sustentabilidade, aderindo aos critérios básicos.
Este marco significa um passo fundamental para o setor de Viagens e Turismo. O órgão global de turismo continua comprometido em liderar o setor em direção a um futuro mais sustentável e responsável.