Se para muitos turistas, as férias são o momento de relaxar e deixar de se preocupar com o uso de roupas formais do dia a dia, para os brasileiros o período não significa deixar de lado o estilo. Um pesquisa realizada pela Booking.com apontou que os viajantes do Brasil são os que mais se preocupam com a aparência durante as férias (60%), em comparação com os demais viajantes da América Latina, ocupando inclusive o quinto lugar global – atrás apenas da Índia (78%), Indonésia (64%), Espanha (63%) e China (61%).
A pesquisa analisou 21.500 viajantes globais de 29 países, que revela como a moda influencia uma viagem e como ela pode impactar as escolhas de estilo durante e após as férias. De maneira geral, os viajantes se atentam ao modo como se vestem no dia a dia, porém, metade dos brasileiros (50%) diz que se preocupa mais com o look durante as férias do que o que usam em casa.
Para 30% dos viajantes do país, a escolha do look adequado é essencial para se sentir confiante em uma viagem e 7 em cada 10 brasileiros (74%) foram influenciados a mudar o estilo pessoal após as férias, perdendo apenas para os indianos (82%). Já os viajantes de México, Colômbia e Argentina se consideram menos fashionistas e não são tão preocupados com o que levam na mala durante a viagem.
Indo mais a fundo, de acordo com os viajantes brasileiros, o principal motivo para ter confiança nas férias é estar com pessoas que os fazem se sentir confortáveis, como amigos e familiares (85%). Em paralelo, um terço (31%) desejam se vestir melhor do que seus companheiros durante uma viagem e somente 14% dos viajantes brasileiros acreditam que um guarda-roupa mal planejado pode arruinar sua confiança durante uma viagem, pois suas roupas de férias, embora funcionais, estão fora de moda.
O guarda-roupa de viagem, inclusive, influencia o humor do dia a dia nas férias. Quando perguntados sobre os sentimentos causados pelas escolhas de estilo, os três principais sentimentos mencionados pelos viajantes brasileiros foram: conforto (65%), felicidade (58%) e confiança (52%).