Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos / Institucional / Roadshow Nacional 2022 / Roadshow Nacional Destaque 2022

Roadshow M&E 2022: Maranhão destaca turismo de cultura, náutico e de aventura

IMG-20220614-WA0071

Deborah Peniche, assessora da Secretaria de Turismo do Maranhão (Eric RIbeiro/M&E)

BELO HORIZONTE – O destino Maranhão foi contemplado na capital mineira nesta terça-feira (14) no ROADSHOW M&E NACIONAL 2022 , que reúne mais de 100 agentes de viagens. Deborah Peniche, assessora da Secretaria de Turismo (Setur-MA), convidou os presentes a conhecer as atrações mais em evidência, tanto na capital São Luís, como no interior. Destaque para as comemorações de São João e, em particular aos polos Lençóis Maranhenses/Delta das Américas e Chapada das Mesas, no sul do estado.

O Turismo Cultural deste ano, na prática, recupera os dois anos de pandemia perdidos por uma das manifestações culturais mais importantes do estado: o São João maranhense. A retomada em 2022 já começou neste mês de julho e se estenderá, por 60 dias, até o final de julho. Talvez, o maior e mais prolongado São João do Brasil. O governo investiu R$ 25 milhões em infraestrutura e mais de 500 apresentações que já estão movimentando a economia tanto na Capital como nos principais municípios do interior.

Ainda na área cultural, a tradicional festa do Divino Espírito Santo, ressalta Debora Peniche, é de suma importância para devotos e turistas/visitantes que passam por Alcântara, na Região Metropolitana de São Luís. A programação deste ano começou em maio e se estendeu até 6 de junho. A festa gira em torno do culto ao Divino Espírito Santo e, apesar de comemorada em todo o país, a realizada na cidade histórica tem todo seu encanto e tradição.

“Mas, vender o Maranhão para vocês agentes de viagem é muito fácil”, lembra a assessora da Setur, “tamanho o número de destinos e atrações turísticas que temos para apresentar e, o melhor para todos os gostos e perfis”, assinala Deborah Peniche.

Como foi apresentado em poucos minutos em vídeo, destaque para o Ecoturismo/Natureza, Turismo de Aventura e Turismo Náutico.

O polo Lençóis Maranhenses/Delta das Américas, vendidos juntos por sua proximidade e facilidade de visitar ambos. Para os Lençóis, as duas portas de entrada são Barreirinhas e Santo Amaro. A estrada de acesso é a mesma para ambos os municípios, porém com entradas diferentes para os Lençóis e para o Delta. Para alcançar o terceiro maior delta do mundo, o das Américas, com 75% de sua extensão no Estado do Maranhão, o acesso se faz por Tutóia, Paulino Neves e Araioses, que também fazem parte da Rota das Emoções. Ambos os destinos são incríveis e, no Delta, em particular, com seu emaranhado de cursos d’água e canais na foz do Rio Parnaíba, o turista tem acesso aos Pequenos Lençóis.

O terceiro polo de Turismo de importância singular para o Maranhão é a Chapada das Mesas, no extremo Sul do Estado, distante 45 minutos de voo desde a capital São Luís. Próximo a Imperatriz, a segunda economia maranhense, tem como porta de entrada as cidades de Carolina e Riachão. A Chapada é um espaço para amantes esportes radicais e, por que não, aventura. O local ocupa parte do cerrado maranhense e é perfeito para trekking e rapel, caminhadas em trilhas e mergulhos em cachoeiras.

O Turismo Náutico, por sua vez, encontra o vento perfeito para a prática do kitesurf no chamado “velejo urbano” pelas praias de São Luís. Já em Raposo, próximo à capital, os passeios de barco e mesmo o kitesurf permitem ao turista conhecer as belas praias locais e as ilhas próximas.

Finalmente, São Luís resume um pouco tudo, ou quase todas as atrações culturais e manifestações folclóricas do interior. Além do Tambor de Criola, dança de mulheres vestidas de saia rodada ao som de tambores tocados pelos homens, de matriz africana, o turista pode visitar o Museu do Tambor de Criola, no Centro Histórico da capital, bem como o Museu do Reggae Maranhão, o primeiro dedicado a esse gênero musical fora da Jamaica.BARRA DE PATROCINIO_14_04_Prancheta 1

O M&E viaja com proteção GTA

Receba nossas newsletters