
No Epic Universe a abertura dos armários funciona com o sistema de reconhecimento facial (Ana Azevedo/M&E)
ORLANDO – Quem visita o Epic Universe, novo parque temático da Universal Orlando que já está aberto para o grande publico, pode ficar tranquilo ao guardar seus pertences. Isso porque os armários das atrações contam com um sistema de reconhecimento facial que, além de agilizar o uso, aumenta a segurança e reduz o risco de perda.
Se o visitante esquecer algum item dentro do armário após sair da atração, o sistema mantém o compartimento travado e reservado automaticamente. Isso significa que nenhuma outra pessoa poderá abrir o locker até que o dono retorne e retire seus pertences.
A reabertura pode ser feita de duas formas:
- Reconhecimento facial: basta escanear o rosto novamente na estação de lockers.
- Ingresso do parque: quem não quiser usar a biometria pode acessar o armário com o ingresso, desde que tenha sido o método usado inicialmente.
Caso o visitante perceba a perda mais tarde — mas ainda esteja no parque — é possível retornar à atração, procurar um funcionário e explicar a situação. Com as informações fornecidas (descrição dos itens ou da localização), o colaborador pode ajudar na reabertura do armário. Em última instância, a equipe de Achados e Perdidos pode auxiliar na identificação e devolução do objeto.
O sistema ainda informa, por meio de tela, se o visitante está tentando abrir o grupo errado de armários. Ele exibe o número correto e redireciona o usuário, reforçando a segurança dos itens armazenados.

Se o usuário tentar abrir o armário na coluna errada o sistema indicará o grupo e o armário correto (Ana Azevedo/M&E)
A Universal não divulgou o fornecedor dos armários inteligentes, mas mantém parceria com a MachineQ, plataforma de Internet das Coisas (IoT) da Comcast, em outras iniciativas tecnológicas nos demais parques.O uso do reconhecimento facial é opcional. O objetivo, segundo a Universal, é melhorar a experiência dos visitantes, evitar filas e proteger objetos pessoais, especialmente em atrações que exigem que tudo — de mochilas a celulares e relógios — seja deixado fora do carrinho.