
O interesse por áreas naturais protegidas está em alta. Um levantamento da plataforma Bulbe Energia aponta um crescimento de50% nas buscas pelo termo “unidade de conservação” nos últimos 12 meses – totalizando mais de 1 milhão de pesquisas relacionadas.
Segundo o ICMBio, mais de 25,5 milhões de visitas foram registradas em Unidades de Conservação federais em 2024, um crescimento de 4,9% em relação a 2023 — número que reforça o apetite dos brasileiros por atividades ao ar livre e experiências em meio à natureza.
Essas áreas são regulamentadas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) têm o objetivo de conservar ecossistemas, proteger espécies ameaçadas e preservar paisagens, rios e florestas. Entre suas principais categorias, por exemplo, estão os Parques Nacionais, Estaduais e Municipais, as Florestas Nacionais, as Áreas de Proteção Ambiental e as Reservas Extrativistas
Veja a seguir o ranking comas 15 Unidades de Conservação mais buscadas no último ano:

Fonte: Bulbe Energia
O estado de São Paulo lidera o ranking, com seis Unidades de Conservação entre as 15 mais buscadas, representando cerca de 40% do total de pesquisas.
O destaque é o Parque Estadual da Cantareira (Núcleo Pedra Grande), que acumulou mais de 161 mil buscas no último ano. Localizada na zona norte da capital paulista, a área é um dos maiores fragmentos de Mata Atlântica em área urbana do mundo. Abriga espécies como o bugio e a onça-parda, e oferece trilhas, cachoeiras, mirantes e ciclorrotas. Criado em 1963, o local integra a Reserva da Biosfera da Unesco e protege as nascentes que abastecem a cidade.
No Rio, que aparece com três unidades, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é o maispesquisado. Conhecido por suas trilhas de longa distância, como a travessia Petrópolis-Teresópolis, o parque impressiona pelo visual imponente do Dedo de Deus. Com mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas, abriga onças-pardas, bugios, e centenas de espécies de aves e anfíbios.
Outros estados também compõem a lista, como o Piauí, com o icônico Parque Nacional da Serra da Capivara, responsável por preservar sítios arqueológicos e pinturas rupestres, além da fauna típica da Caatinga, formações rochosas e cânions únicos. Já Goiás é representado pela Chapada dos Veadeiros, que atrai visitantes pelas trilhas, cachoeiras e paisagens do Cerrado. O Maranhão figura com os Lençóis Maranhenses, onde a vegetação nativa divide espaço com lagoas sazonais e dunas, habitat de aves migratórias.