Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Parques e Atrações

Marinha e BNDES assinam contrato para Museu Marítimo do Brasil

Museu Marítimo do Brasil (2)

O Museu Marítimo do Brasil se integrará ao circuito cultural da orla portuária do Rio de Janeiro e fará parte do patrimônio histórico

O projeto do Museu Marítimo do Brasil tomou novos rumos. Representada pela diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), a Marinha do Brasil assinou contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que insere a instituição no Programa de Parcerias para Investimentos (PPI), do Governo Federal.

Com o objetivo de prestação de serviço técnico especializado à instalação, o acordo abrange o acompanhamento de perto de estudos de viabilidade econômico-financeira até a concorrência para a seleção do parceiro privado.

O Projeto “Museu Marítimo do Brasil” está atualmente em Fase 1 de execução por meio de recursos captados via Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). A Fase 1 compreende o concurso público para a escolha do estudo preliminar de arquitetura, o Seminário Internacional “Museus Marítimos: Rotas Contemporâneas” e o Ciclo de Palestras “Museu Marítimo do Brasil: um novo cenário cultural” (todas etapas já realizadas); e, ainda, a elaboração de um estudo de viabilidade econômico-financeira e a promoção de um concurso de identidade visual para o futuro Museu.

O Museu Marítimo do Brasil será erguido no Espaço Cultural da Marinha e fará parte do patrimônio histórico, natural e urbano do Centro da Cidade, onde estão a Ilha Fiscal, a Igreja da Candelária, a Casa França-Brasil, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Paço Imperial, o Museu Naval, o Museu Histórico Nacional, o Museu de Arte do Rio e o Museu do Amanhã, entre outras instituições culturais.

Receba nossas newsletters