orla
Nos primeiros seis meses de funcionamento, a Orla TotalPass registrou mais de 460 mil visitantes (Divulgação/Orla)

A Orla Brasil promoveu, nesta terça-feira (18), um tour com operadores da TotalPass, empreendimento instalado no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, para apresentar o funcionamento do Sabores da Orla, projeto gastronômico promovido pela empresa Rio no Rio de Janeiro. A iniciativa integra uma agenda de intercâmbio entre as duas operações e tem como objetivo criar possibilidades de atuação conjunta no setor de gastronomia.

O movimento ocorre antes da edição de 2027 do Sabores da Orla, que marcará dez anos do projeto. Criado pela Orla Rio em 2018, o festival reúne estabelecimentos e experiências gastronômicas relacionadas ao litoral carioca e busca utilizar a alimentação como parte da experiência de lazer e ocupação dos espaços urbanos.

Durante a visita, os operadores paulistas conheceram a dinâmica do projeto carioca e trocaram informações sobre a operação e a relação entre gastronomia, lazer e turismo. A proposta também considera a possibilidade de levar a TotalPass para a edição comemorativa do festival no próximo ano.

João Marcello Barreto, presidente e fundador da Orla Brasil, afirma que a iniciativa pretende ampliar a relação entre os projetos. “A gastronomia tem um papel fundamental na experiência que queremos proporcionar em nossos espaços. Levar os operadores da Orla TotalPass ao Rio é uma oportunidade de promover essa troca, conhecer um projeto já consolidado e começar a construir novas possibilidades de integração entre as duas cidades. O Sabores da Orla chega aos dez anos em 2027, e queremos que essa edição possa marcar também uma aproximação ainda maior com São Paulo.”

A visita faz parte de um movimento de intercâmbio de experiências entre as operações. Além de conhecer o festival, os representantes da Orla TotalPass tiveram contato com um modelo que associa gastronomia à utilização de áreas destinadas à convivência e ao lazer.

A estratégia considera a gastronomia como uma das frentes de desenvolvimento da Orla TotalPass, que reúne diferentes atividades no Parque Villa-Lobos. O espaço foi inaugurado em janeiro e combina gastronomia, esporte, lazer, cultura e bem-estar.

Orla TotalPass recebeu mais de 460 mil visitantes

Orla Brasil aproxima São Paulo e Rio em intercâmbio gastronômico entre as frentes TotalPass e Rio
Nos primeiros seis meses de funcionamento, a Orla TotalPass registrou mais de 460 mil visitantes (Divulgação/Orla)

Segundo os dados apresentados pela empresa, aproximadamente 80% desse público era recorrente. O empreendimento instalado no Parque Villa-Lobos foi desenvolvido pela Orla Brasil com uma proposta de reunir diferentes operações em um mesmo espaço. A gastronomia integra esse conjunto de atividades e aparece como parte da experiência oferecida aos visitantes. A aproximação com o Sabores da Orla busca levar essa discussão para além da operação individual de cada espaço. A empresa avalia a troca de experiências com a frente do Rio como uma possibilidade de identificar formatos que possam ser trabalhados nas duas cidades.

A eventual participação da TotalPass no festival de 2027 ainda está em fase de construção. A proposta apresentada pela empresa é utilizar a edição de dez anos do Sabores da Orla para estabelecer uma conexão gastronômica entre São Paulo e Rio de Janeiro. Nesse formato, experiências e conceitos gastronômicos presentes na TotalPass poderiam ser apresentados em diálogo com as operações e propostas desenvolvidas no Rio. A iniciativa também pode criar uma oportunidade de intercâmbio entre operadores das duas cidades.

Guilherme Borges, vice-presidente da empresa, explica que a intenção não é reproduzir o modelo carioca em São Paulo. “Temos operadores e conceitos gastronômicos muito diferentes dentro da TotalPass, e acreditamos que essa diversidade pode gerar experiências interessantes quando colocada em diálogo com o Rio. Mais do que replicar um projeto, queremos promover intercâmbio, criar conexões e utilizar a gastronomia como uma ferramenta para aproximar pessoas e destinos.”

O projeto também relaciona a gastronomia à ocupação dos espaços urbanos. No caso da TotalPass, a proposta reúne estabelecimentos gastronômicos com atividades voltadas ao esporte, lazer e convivência no Parque Villa-Lobos. Já o Sabores da Orla utiliza a gastronomia como eixo para reunir operações e experiências associadas ao litoral carioca. A aproximação entre as empresas ocorre, portanto, a partir de características presentes nos dois projetos, mas sem a previsão, neste momento, de uma replicação direta das operações. O foco está na troca de experiências e na possibilidade de desenvolver ações conjuntas.

Festival completa dez anos em 2027

A iniciativa envolvendo São Paulo pretende inserir a TotalPass nessa programação e criar experiências que conectem os públicos das duas operações. A proposta também amplia a relação entre gastronomia e turismo urbano, ao utilizar estabelecimentos e espaços de convivência como pontos de contato entre visitantes e destinos. Para a empresa, o intercâmbio pode contribuir para a construção de novas possibilidades comerciais e de programação. A empresa considera a diversidade dos operadores presentes na TotalPass como um elemento que pode ser levado para a agenda de 2027.

No Rio de Janeiro, o Sabores da Orla está associado à operação da frente do Rio, empresa responsável pela administração de quiosques e outros espaços do litoral carioca. O projeto gastronômico utiliza essas operações para desenvolver ações relacionadas à gastronomia e à ocupação da faixa litorânea. Em São Paulo, a TotalPass tem como referência o Parque Villa-Lobos e trabalha com uma proposta de convivência que combina diferentes segmentos de consumo e atividades. A conexão entre os dois projetos permite, segundo a empresa, discutir como formatos gastronômicos podem circular entre diferentes cidades e públicos.