Câmbio:

Idiomas:

Parque Nacional do Iguaçu bate 1 milhão de visitantes em tempo recorde em 2025

Foto de Janaina Brito

Janaina Brito

Publicado - 15/07/2025 - 09:20

foz do iguacu cataratas do iguacu parana foto sebrae embratur divulgacao 2 1 Parque Nacional do Iguaçu bate 1 milhão de visitantes em tempo recorde em 2025
Marca foi alcançada 11 dias antes do que em 2024 e já aponta crescimento superior a 10% na visitação (Divulgação/Sebrae/Embratur)

O Parque Nacional do Iguaçu, lar das icônicas Cataratas do Iguaçu e Patrimônio Mundial Natural, atingiu na última sexta-feira, 11 de julho, a marca de 1 milhão de visitantes em 2025. O número foi alcançado 11 dias antes em relação ao mesmo feito no ano passado, confirmando o crescimento contínuo do turismo na região. Até aquele dia, 1.004.088 pessoas já haviam passado pelo atrativo.

A aceleração no fluxo de turistas é acompanhada de um aumento expressivo na diversidade dos visitantes: em 2025, pessoas de 186 nacionalidades diferentes já estiveram no parque. Os brasileiros seguem como maioria absoluta, com 524.382 visitantes. Em segundo lugar aparecem os argentinos, com 199.478, seguidos pelos paraguaios, que somaram 38.393 visitas. Estados Unidos, França, Alemanha, Chile, Espanha, China, Peru, Uruguai, Inglaterra e Coreia do Sul completam o ranking das dez nacionalidades mais presentes até agora.

“Estamos vivendo um ano extraordinário para o turismo no Parque Nacional do Iguaçu. Esse resultado histórico é reflexo direto do trabalho conjunto entre a Urbia Cataratas e o ICMBio, que têm promovido uma gestão integrada, com foco em excelência na experiência do visitante e na conservação da biodiversidade”, afirma Mario Macedo, diretor-presidente da Urbia Cataratas, concessionária responsável pela visitação pública.

Entre os destaques que vêm encantando o público em 2025 estão atrações como o Céu das Cataratas, o novo Circuito São João e a Ciclovia das Cataratas, inovações que ampliam as formas de conexão com a natureza e com o patrimônio cultural da região.

Na própria sexta-feira (11), data em que o parque ultrapassou a marca simbólica, 7.144 pessoas de 41 países cruzaram os portões da unidade. O volume impressiona especialmente por ter ocorrido próximo ao início das férias escolares, período de alta no turismo nacional e internacional.

O crescimento da visitação ao longo do ano é expressivo: até 11 de julho, o aumento foi de 10,67% em relação ao mesmo período de 2024, que havia registrado 907.320 visitantes. Na comparação com 2019, ano que detinha o maior movimento histórico, o crescimento é de 3,35%. Naquele ano, 971.534 pessoas haviam passado pelo parque até a mesma data.

Com esse ritmo, o Parque Nacional do Iguaçu se consolida como um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil e da América do Sul, impulsionado por uma gestão voltada à sustentabilidade, à inovação e à valorização da experiência dos visitantes.

Ingressos e experiências
A recomendação para quem deseja conhecer o parque é realizar a compra antecipada do ingresso por meio do site oficial, onde é possível escolher data e horário da visita. Há também opções de reagendamento, além de experiências exclusivas com número limitado de vagas.