Câmbio:

Idiomas:

Parque Nacional do Iguaçu tem nova Ciclovia das Cataratas e bikes de aluguel

Foto de Rafael Torres

Rafael Torres

Publicado - 10/06/2025 - 15:33

Ciclovia das Cataratas Parque Nacional do Iguaçu tem nova Ciclovia das Cataratas e bikes de aluguel
Novo percurso da ciclovia conta com 11,4 quilômetros pavimentados (Divulgação/Urbia Cataratas/Parque Nacional do Iguaçu)

A concessionária Urbia Cataratas e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade inauguraram a Ciclovia das Cataratas no Parque Nacional do Iguaçu e lançaram o serviço de locação de bicicletas, o Bike Iguaçu, disponível para os visitantes desde 2 de junho.

O novo percurso da ciclovia conta com 11,4 quilômetros pavimentados. Com início no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu e diversos trechos integralmente imersos na Mata Atlântica, a ciclovia leva os visitantes até o início da Trilha das Cataratas do Iguaçu.

Mario Macedo Junior, CEO da Urbia Cataratas, destacou que as novidades ampliam as possibilidades para os visitantes. “Apresentamos um novo jeito de sentir a natureza e se conectar genuinamente com este parque, que é motivo de orgulho para todos nós. E esta é a primeira de muitas entregas que estão por vir, para proporcionarmos experiências cada vez melhores, mais acessíveis e transformadoras aos nossos visitantes”, afirmou.

Apolonio Rodrigues, técnico ambiental do ICMBio e gestor responsável pelo Sistema de Trilhas no Parque Nacional do Iguaçu, explicou que a entrega da obra é um marco e um modelo para as obras futuras. “Trabalhamos para implantar as estruturas com menor impacto possível, por ser uma atividade dentro de uma unidade de conservação. As equipes evoluíram e estão empenhadas para posicionar o Patrimônio Mundial Natural entre os cinco melhores parques para se visitar no mundo.”

Pedale pelo parque
Os visitantes que desejarem conhecer a unidade de conservação sobre duas rodas podem acessar a Ciclovia das Cataratas, trilhas e caminhos do parque com as próprias bicicletas, sendo necessário apenas apresentar o ingresso de entrada. Para turistas e moradores que não possuem bike, o parque lançou um serviço de locação, disponível para todos a partir do dia 2 de junho (segunda-feira).

Bike Iguaçu
 As locações podem ser pelo site. Os visitantes podem escolher entre períodos de duas, três ou quatro horas de locação, de acordo com o roteiro desejado. Para prolongar a experiência, há opção de tempo extra. Contudo, o uso das bicicletas deverá respeitar o horário de funcionamento do parque e de cada percurso disponível. As bikes estão disponíveis nos aros 20, 24, 26 e 29.