Câmbio:

Idiomas:

Pesquisa vai mapear a maturidade e sustentabilidade de parques e atrações

Foto de Rafael Torres

Rafael Torres

Publicado - 09/06/2025 - 16:00

Yuri Benites Carolina Negri e Pablo Morbis Pesquisa vai mapear a maturidade e sustentabilidade de parques e atrações
Yuri Benites, do Itaipu Parquetec, Carolina Negri, presidente executiva do Sindepat, e Pablo Morbis, presidente do Conselho de Administração do Sindepat (Divulgação)

Estudo vai apontar práticas sustentáveis de parques e atrações associados ao Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) e à Adibra (Associação Brasileira de Parques e Atrações) com o objetivo é alcançar respostas um diagnóstico do setor. A pesquisa será conduzida pelo Observatório Nacional de Turismo Sustentável, instalado no Itaipu Parquetec. A ideia é construir, com base em evidências, um plano de ação colaborativo que permita ampliar a atuação sustentável dos parques e atrativos.

O link com o questionário estará disponível até o próximo dia 20 e pode ser respondido por parques de diversão, aquáticos, naturais, zoológicos, aquários e atrações turísticas em geral. “Sabemos que nossos associados têm diferentes ações nos pilares ESG e queremos mensurar o grau de maturidade dos diferentes empreendimentos, ampliando essa pesquisa para todo o setor”, disse o presidente do Conselho do Sindepat, Pablo Morbis.

O diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites, explica que o objetivo não é ranquear ou comparar os empreendimentos, mas criar uma metodologia padronizada para mensuração, devolutiva e disseminação de boas práticas no setor.  “Os dados e análises gerados contribuirão para qualificar o posicionamento de mercado dos atrativos participantes”, destaca Benites. “Trata-se de uma oportunidade valiosa para que os parques compartilhem soluções e práticas bem-sucedidas, impulsionando um turismo cada vez mais responsável e inovador.”