Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Parques e Atrações

Refúgio das Onças em Itaipu passará por renovação

Ponto de parada de turistas no Recinto das Onças será renovado. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

Ponto de parada de turistas no Recinto das Onças será renovado (Rubens Fraulini/Itaipu Binacional)

O Recinto das Onças-Pintadas do Refúgio Bela Vista da Itaipu (RBV) ficará fechado para visitação turística nos próximos meses, para uma reforma estrutural. A renovação visa a melhoria do bem-estar e condicionamento dos animais, além de sua segurança. A previsão é que as obras fiquem prontas até maio.

A reforma será principalmente na parte operacional do recinto, incluindo as áreas de maternidade, cambiamento e outros espaços utilizados para atendimentos aos animais. O ponto de parada turístico também será reformado e ganhará nova pintura. Por questões técnicas e operacionais, durante esse período, as onças não estão sendo colocadas juntas.

“Não manter o casal junto neste momento reforça o compromisso da equipe técnica de Itaipu, prezando pelo bem-estar dos animais e pela segurança da espécie”, explica Liziane Kadine Antunes de Moraes Pires, gerente da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu, responsável pelo RBV.

Além das onças, o recinto de imersão das araras será contemplado, além do quati, que terá seu recinto ocupado pelo cachorro-do-mato. O lobo-guará, que ainda não tem recinto aberto à visitação turística, vai ganhar um espaço próximo ao recinto das harpias. Durante as obras, parte do acesso às aves será bloqueado, mas os turistas poderão admirá-las pela lateral de sua área.

O passeio Itaipu Refúgio Biológico é realizado de quarta-feira a segunda-feira com quatro saídas diárias – 9h30, 10h30, 14h30 e 15h30. Os veículos partem do Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu, ao lado da Barreira de Controle da Usina.

Receba nossas newsletters