Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Parques e Atrações

Turismo de São Luis (MA) ganha exposição inédita sobre Elke Maravilha

IMG-20220520-WA0029

. A exposição histórica – e não-biográfica – é uma homenagem e agradecimento ao legado deixado por Elke Maravilha em diversos campos da criação humana

O turismo de São Luis (MA) ganhou a mostra inédita Elke Maravilha, que vai ocupar o Centro Cultural Vale Maranhão até 30 de setembro. A exposição histórica – e não-biográfica – é uma homenagem e agradecimento ao legado deixado por Elke Maravilha em diversos campos da criação humana: na moda, na indumentária, na cultura popular, no teatro, no cotidiano, na fé e nas lutas de gênero e das minorias.

“Da criação estética explícita de Elke, nasce uma ética construída para dar luz a tudo que pudesse ter um significado. Esta exposição é um tributo a essa visão, focada em Elke enquanto artista e pensadora. Elke propôs uma forma de estar no mundo única. E para além, compartilhou e esclareceu de forma generosa seu pensamento sobre temas diversos como a morte, o masculino e o feminino, o papel da comunicação de massa e a criação estética para quem quisesse ouvir. Elke colocava a percepção das coisas de cabeça para baixo, e assumia o lugar de farol, já que se expressava sobre assuntos que, em sua época, eram considerados tabus”, afirma Gabriel.

A exposição destaca a filosofia e ética que Elke propôs para a vida. Para isso, todo acervo fotográfico da artista foi digitalizado, trazendo ao público imagens inéditas, que só os mais próximos tiveram acesso. Entre os itens, peças criadas com a colaboração de gerações de estilistas, maquiadores, cabeleireiros, aderecistas e fornecedores que mantinham uma relação íntima de amizade e troca com a artista.

Receba nossas newsletters