
Os voos de balões voltaram a ser realizados em Boituva (SP) nesta quinta-feira (19), quatro dias depois do acidente que causou a morte de uma passageira de deixou 11 pessoas feridas em Capela do Alto (SP).
Nessa quinta-feira foi o primeiro dia de trabalho dos balonistas depois da morte da turista. No início da manhã, ao menos dez balões decolaram na região.
Acidente – Segundo a Polícia Militar, o balão transportava 35 passageiros. O equipamento chegou a bater duas vezes contra o solo antes de cair e parar de vez. Testemunhas contaram que essas colisões provocaram a queda de quatro pessoas do balão. Os feridos foram levados para o pronto-socorro de Capela do Alto e para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), mas já receberam alta.
O piloto do balão, Fabio Salvador Pereira, que trabalha para a empresa Aventurar, que já havia sido lacrada anteriormente, mas reabriu com outro CNPJ para continuar funcionando, foi levado à delegacia para prestar depoimento e foi preso por homicídio culposo agravado e atividade irregular de balonismo. Ele teve a prisão convertida em preventiva e estava com a documentação irregular, além de ter licença apenas para voos particulares, informou a polícia.
Fabio vai responder por homicídio culposo agravado e atividade irregular de balonismo. A polícia não informou se também investiga a empresa, que não retornou os contatos da reportagem para se posicionar.
Em nota, a Confederação Brasileira de Balonismo informou que “esse balão não faz parte do nosso corpo de atletas do balonismo de Boituva. Esse balão não tem documento, essa empresa, a prefeitura já a fechou algumas vezes e ela torna clandestinamente”.
Durante o fim de semana do acidente, um campeonato de balonismo foi realizado em Boituva, mas a confederação relatou que o balão que caiu não tem relação com o evento e que, por causa do clima, profissionais que participavam deste evento cancelaram todas as saídas na manhã e tarde do domingo. A orientação para os baloeiros que fazem voos turísticos é para que também cancelem as atividades em dias com o tempo instável.