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Parques e Atrações

VP Global da Universal se impressiona com Brasil e destaca ‘enorme’ potencial de crescimento

Eric Marshall Universal 3 VP Global da Universal se impressiona com Brasil e destaca 'enorme' potencial de crescimento

Eric Marshall, vice-presidente Sênior Global de Marketing e Vendas da Universal Destinations & Experiences

SÃO PAULO – O que podemos esperar do futuro da Universal Destinations & Experiences? Novos hotéis no Universal Orlando Resort, em Orlando? Novas atrações? Uma aproximação cada vez maior com o trade brasileiro? Mais investimentos? Estas e tantas outras perguntas foram devidamente respondidas pelo vice-presidente Sênior Global de Marketing e Vendas, Eric Marshall, que está pela primeira vez no Brasil e concedeu uma entrevista exclusiva ao M&E.

MERCADO & EVENTOS – É a sua primeira vez no Brasil? Quais são as primeiras impressões sobre o mercado brasileiro? O quão importante ele é para o business da Universal em âmbito global?

Eric Marshall – É a minha primeira vez no Brasil e posso dizer que foi uma viagem incrível. Temos uma equipe excelente e passar esse tempo com eles aqui, e não em Orlando, tem sido maravilhoso. Por outro lado, temos ótimos parceiros. Foi realmente muito divertido encontrá-los e constatar o entusiasmo do trade brasileiro. Tem sido muito interessante ouvir seus insights, o pensamento estratégico, e estamos muito entusiasmados com este mercado. Posso dizer que não teríamos o mesmo sucesso se não fosse o mercado brasileiro e o mercado da América Latina em geral. Vocês são fundamentais para a Universal.

“Posso dizer que não teríamos o mesmo sucesso se não fosse o mercado brasileiro e o mercado da América Latina em geral. Vocês são fundamentais para a Universal”

M&E – O mercado brasileiro já ultrapassou os níveis pré-pandemia? Será que isso acontece ainda este ano?

Eric Marshall – Bom, a gente não fala muito em termos de percentual em relação aos anos anteriores, mas o que posso te dizer é que o mercado está muito forte. E como resultado, não estamos mais fazendo comparação com o pré-pandemia ou então usando o termo “pós-pandemia”. O que acho é que temos tudo para continuar crescendo. O Brasil é um ótimo mercado para nós. Sempre tivemos uma ótima visitação por parte dos brasileiros em Orlando, sempre tivemos fãs leais, muitos repeaters, então, sim, acreditamos definitivamente que continuaremos crescendo no Brasil.

“O Brasil é um ótimo mercado para nós. Sempre tivemos uma ótima visitação parte dos brasileiros em Orlando, sempre tivemos fãs leais, muitos repeaters, então, sim, acreditamos definitivamente que continuaremos crescendo no Brasil”

M&E – Antes, era “Universal Parks & Resorts”. Hoje, é “Universal Destinations & Experiences”. O que de fato mudou ou está mudando além do nome desta nova segmentação?

Eric Marshall – Nossa ambição é muito maior do que apenas parques e resorts. Agora temos uma divisão focada em experiências. Estamos construindo uma atração temática de Halloween, chamada de “Horror Unleashed”, em Las Vegas, por exemplo, e iremos construir um parque para famílias com crianças pequenas no Texas. Estamos sempre buscando diferentes maneiras de continuar expandindo nossas ofertas de entretenimento. Então queremos que as pessoas tenham justamente essas experiências incríveis, que compartilhem com seus amigos e familiares e que fiquem na memória pelo resto da vida. Queremos ser mais do que apenas parques e resorts. E tudo isso faz parte da mudança e da maneira como nós pensamos sobre nós mesmos.

“Estamos sempre buscando diferentes maneiras de continuar expandindo nossas ofertas de entretenimento. Então queremos que as pessoas tenham justamente essas experiências incríveis, que compartilhem com seus amigos e familiares e que fiquem na memória pelo resto da vida”

M&E – O Universal Orlando Resort tem alguma meta sobre quantos hotéis serão abertos no futuro? Podemos esperar hotéis ainda mais baratos do que o Dockside Inn e o Surfside Inn?

Eric Marshall – Infelizmente, ainda não temos nenhuma informação sobre isso. Apesar disso, o que posso dizer que continuem esperando nosso crescimento e novas construções. Uma das coisas que sempre achei muito legal que aconteceu é que há menos de dez anos tínhamos três hotéis e dois parques em Orlando. Também não tínhamos Super Nintendo World em Hollywood. Agora temos, somente em Orlando, oito hotéis e três parques. Enquanto o mercado estiver crescendo, nosso negócio estará crescendo e reconhecemos que, para continuar assim, precisamos manter este ritmo.

M&E – Por falar em hotéis, poderia nos dizer qual é hoje o percentual de receita que os hotéis representam para o complexo da Universal em Orlando?

Eric Marshall – Se eu respondesse isso, com certeza seria demitido (risos). Mas é, sem dúvidas, uma parte muito importante do nosso business. Não apenas como um negócio em si, mas também porque proporciona toda uma experiência exclusiva ao hóspede. Quem se hospeda nos hotéis da Universal tem uma série de benefícios, como entrada antecipada nos parques, transporte gratuito, entre outros. E a estratégia é reunir toda a experiência de férias num mesmo complexo.

Eric Marshall e Marcos Barros Universal VP Global da Universal se impressiona com Brasil e destaca 'enorme' potencial de crescimento

Eric Marshall e Marcos Barros, VP de Marketing e Vendas da Universal Destinations & Experiences para América Latina

M&E – A Universal segue avaliando novas parcerias para a criação de novas áreas temáticas, assim como aconteceu com Harry Potter e mais recentemente com o Super Nintendo World?

Eric Marshall – Sim, estamos sempre fazendo isso. Dá para ver pelo sucesso que tivemos em Hollywood com o Super Nintendo World. Estamos sempre procurando o que podemos apresentar a seguir. Para nossos hóspedes habituais, os famosos “repeaters”, continuar oferecendo novas atrações, novos shows, novas experiências é muito importante. O feedback é muito importante. É sobre o futuro da Universal, do Universal Orlando Resort, que estamos falando.

“Estamos sempre procurando o que podemos apresentar a seguir. Para nossos hóspedes habituais, os famosos “repeaters”, continuar oferecendo novas atrações, novos shows, novas experiências é muito importante”

M&E – Todo mundo sabe que os brasileiros adoram o Universal Orlando Resort. Quão desafiador é mudar o nosso foco de Orlando para a Califórnia? A Universal tem alguma estratégia para promover a Califórnia tão bem quanto promovemos Orlando hoje em dia? Como é que isso funciona?

Eric Marshall – Sim e acho que nossa equipe faz um ótimo trabalho. Trazer o Universal Studios Hollywood para o relacionamento com os parceiros comerciais e para a região como um todo faz muito sentido. E Marcos e sua equipe fazem um trabalho incrível. Acho que sempre estaremos focados em Orlando, mas “adicionar” a Califórnia no planejamento dos brasileiros não é um grande desafio para nós porque é um processo semelhante em deixar as pessoas entusiasmadas a viajar e conhecer as nossas atrações também na Califórnia.

M&E – Sabemos o quão importante é o Halloween Horror Nights em âmbito global. No mercado brasileiro, o evento está cada vez mais na cabeça dos agentes de viagens. Quão importante este produto se tornou para o nosso mercado? Se não estou errado, a procura cresce a cada ano, certo?

Eric Marshall – Sim, vemos uma participação cada vez maior do Brasil no nosso Halloween, um evento extremamente importante para nós. São 48 noites em Orlando e queremos continuar crescendo. É algo que fazemos de forma única e excepcionalmente bem e queremos levar isso a cada vez mais fãs e convidados. É o maior e mais marcante evento que temos. Temos outros momentos marcantes dos quais nos orgulhamos, como o Mardi Gras e as festas de fim de ano, mas o Halloween Horror Nights é especial, tem 48 noites.. São três meses de festa.

“Sim, vemos uma participação cada vez maior do Brasil no nosso Halloween, um evento extremamente importante para nós. São 48 noites em Orlando e queremos continuar a crescer. É algo que fazemos de forma única e excepcionalmente bem e queremos levar isso a cada vez mais fãs e convidados”

M&E – Que mensagem você teria para o mercado brasileiro?

Eric Marshall – Bem, eu diria que não podemos celebrar o sucesso sem o mercado brasileiro. E continuamos tentando facilitar a realização de negócios e parcerias para proporcionar experiências incríveis e únicas aos hóspedes. E somos simplesmente gratos. Muito do nosso crescimento se deve ao apoio destes profissionais que leem o M&E. Portanto, obrigado. E essa é parte da razão pela qual mantemos uma presença tão forte aqui e continuaremos crescendo.

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