
O secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, comemorou a inclusão dos aeroportos de Aracati e Cruz (que atende a Jericoacoara) no AmpliAR – Programa de Investimentos Privados em Aeroportos Regionais. O anúncio foi oficializado na última terça-feira (10), com publicação no Diário Oficial da União.
A entrada dos terminais no programa federal é resultado de uma articulação direta em Brasília, após o estado perceber que nenhum aeroporto cearense havia sido listado na consulta pública prévia ao edital. “Imediatamente, seguimos a decisão do governador Elmano de Freitas que me incumbiu a missão de resolver essa questão”, afirmou Bismarck. Em duas semanas consecutivas, o secretário esteve na capital federal em reuniões com o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, e com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Segundo Bismarck, a medida reforça o compromisso do Governo do Ceará com a malha aérea regional. “Temos atuado firmemente na preservação e no fortalecimento dos nossos 10 aeroportos. A entrada de Aracati e Cruz no AmpliAR é mais um passo para garantir infraestrutura adequada ao crescimento do turismo no Ceará”, destacou.
O AmpliAR permite que concessionárias que já operam aeroportos federais assumam, por meio de processo competitivo simplificado, a gestão de aeroportos regionais prioritários. Ao todo, 19 aeroportos foram contemplados nesta etapa, sendo dois deles no Ceará.
“Somos gratos ao secretário Tomé Franca, que acolheu com sensibilidade nosso pleito, e ao ministro Silvio Costa Filho, que prontamente viabilizou a inclusão dos nossos aeroportos. Agora, nossa expectativa é que as concessionárias possam impulsionar o desenvolvimento desses importantes equipamentos, com mais voos, conforto e conectividade para o povo cearense e para quem nos visita”, concluiu o secretário.