Começou hoje (27/04); em Barcelos; no Amazonas; o seminário “Estratégias para Inovação de Produtos Turísticos”; uma parceria do Ministério do Turismo (MTur) e do Instituto Casa Brasil de Cultura (ICBC). O objetivo é trocar experiências sobre formas de driblar a sazonalidade e impulsionar o turismo na região; estimulando os empresários a desenvolverem novos produtos; por meio da segmentação e diversificação da oferta.
De acordo com o coordenador de Segmentação do Ministério do Turismo (MTur); Wilken Souto; os empresários vão conhecer estratégias para aumentar o fluxo de turistas no período de baixa ocupação; que costuma durar cerca de seis meses ao ano. “É possível reverter esse quadro com a transformação de alguns atrativos em produtos turísticos sustentáveis; incluindo-os nos cardápios das operadoras de turismo que já comercializam o destino. Um dos exemplos é a observação de pássaros”; acrescenta.
O seminário também vai oferecer oficinas de formatação de roteiros e de elaboração de projetos. Os participantes também receberão informações sobre o programa Turismo Sustentável e Infância (TSI) – para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes – e sobre o cadastro oficial do Ministério do Turismo (Cadastur).
O evento conta com a participação de representantes do MTur; ICBC; gestores locais e de toda a cadeia turística – meios de hospedagem; agências de viagem; operadores de turismo; restaurantes; barcos-hotéis etc.